Muitos católicos acompanharam o encontro de Maria com Jesus
Muitos católicos acompanharam o encontro de Maria com Jesus

Angelica Brunatto
Tubarão

 
Milhares de fiéis participaram das procissões deste fim de semana. Em Tubarão, no sábado à noite os católicos foram ao Hospital Nossa Senhora da Conceição buscar a imagem de Nosso Senhor dos Passos e a levaram até a Catedral Diocesana. 
 
Ontem à tarde, outra multidão se reuniu. Desta vez, os fiéis percorreram as ruas do centro da cidade com a imagem do Senhor. Os católicos saíram da Catedral, passaram pela rua 15 de Novembro, Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Lauro Müller, Coronel Collaço até voltar à praça da igreja. Os fiéis levaram a imagem de Jesus ao encontro de Nossa Senhora das Dores.
 
A procissão que levou Maria ao encontro do Filho também atraiu centenas de devotos. Os fiéis fizeram a pé o trajeto da Igreja Matriz de Oficinas até a Catedral. O cortejo seguiu pela rua Altamiro Guimarães, Anita Garibaldi, Senador Richard até a praça da Catedral.
 
A voluntária Maria Ribeiro de Lima acompanhou a procissão de Oficinas ao Centro. “É uma cerimônia muito linda. Tenho 76 anos e só perdi uma vez, porque fiquei doente”, lembra.
 
As procissões relembram o calvário de Jesus para a salvação da humanidade. A caminhada faz alusão ao trajeto percorrido por Cristo desde a sua condenação à morte até o seu sepultamento, após ter sido crucificado. Estes eventos são realizados  anualmente, próximos à Semana Santa, que antecede a Páscoa – este ano celebrada em 8 de abril.