Tubarão

A prevenção à nova gripe mudou os hábitos de higiene dos tubaronenses. E o principal aliado é o álcool gel. Até aí, tudo certo, não fosse a compra do produto com o grau incorreto.

Para ser eficiente contra qualquer vírus, o álcool gel precisa ser o de grau 70%. “Caso contrário, a fórmula não atravessa a membrana do vírus”, explica o farmacêutico Daniel Duarte Rosa.
Ele mostra-se preocupado com a venda do álcool abaixo deste valor de eficácia. “Vejo as pessoas comprarem álcool 45%, 67%, por exemplo, nos mercados. O fato é que adquirem o produto mais barato e pensam que estarão protegidos”, adverte o farmacêutico.

As receitas caseiras são totalmente perigosas na precaução à gripe A. “Não adianta comprar o álcool 70% e misturar com água. Não terá nenhum resultado contra o vírus”, explica Daniel.
Na opinião dele, o mais seguro é comprar o produto certo, mesmo que mais caro, e ter a garantia de proteção. “O litro de álcool gel custa, em média, R$ 15,00. Na farmácia, não vendemos o produto em uma porcentagem menor”, garante Daniel.