Zahyra Mattar
Tubarão

Ano novo, notícia maravilhosa: a prefeitura de Tubarão está com todas as certidões negativas de débito na ‘mão’! Estes documentos são imprescindíveis para que o executivo possa firmar convênios com o estado e a União. No popular: agora a cidade pode ‘abocanhar’ a parte que justamente lhe cabe dos recursos federais e estaduais.
As pendências vinham desde 2002, por conta da obra de remoção dos trilhos da avenida Marcolino Martins Cabral. Existia um convênio junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). O recurso chegou (pouco mais de R$ 2 milhões), foi empregado na construção do galpão para a remoção da oficina da Ferrovia Tereza Cristina, mas a obra acabou embargada por um suposto desvio de verba.

Mais tarde descobriu-se que na verdade ocorreu um desvio de finalidade. Na obra foram substituídos alguns itens (como telhas de amianto por de outro material), mas isto não havia sido informado ao Dnit.
Agora, o órgão federal atestou que houve um erro, mas não a ponto de ‘cassar’ as certidões negativas do município.

“Agora não é mais aquele documento temporário. Temos, de fato, as negativas. O ano não poderia ter começado com melhor notícia”, comemora o assessor especial para assunto interinstitucionais da prefeitura, Felipe Felisbino. Junto ao estado, o município já possui as negativas desde o ano passado. A pendência era junto à Casan, que contestava uma dívida com a prefeitura.

Saiba mais
A certidão negativa de débito são comprovantes de quitação de impostos e fundos federais e estaduais, como FGTS, INSS e indicam a inexistência de débitos com estatais.

Pepê Collaço vistoria
ruas em obras

O prefeito em exercício de Tubarão, Felippe Luiz Collaço (foto ao lado), o Pepê (PP), comanda o executivo até a próxima semana e está com a agenda cheia. Após um começo de semana difícil por conta dos cortes feitos na prefeitura na ante-véspera do Ano-Novo, ele fez uma das coisas que mais gosta: visitou as obras pela cidade e conversou com as moradores.

Um dos locais visitados foi a comunidade do Morro do Bem Bom, no bairro São João (ME), onde a prefeitura iniciou o patrolamento e lastreamento das ruas Dário Farinelli, Claudiomir Lima Brasil e Laura Cavalcanti. Pepê também esteve no loteamento Revoredo, onde a prefeitura recentemente concluiu a implantação de quase um quilômetro de rede de drenagem. Hoje, o prefeito em exercício visitará algumas creches. Este é o primeiro ano em que alguns CEIs ficam abertos no período de férias. “Quero avaliar esta medida. Se der certo, vamos repetir esta ação todos os anos”, anuncia Pepê.