Priscila Alano
Tubarão

Os pais com crianças entre 1 a 5 anos já podem começar a procurar o serviço de saúde para proteger seus filhos contra a poliomielite. A segunda etapa da vacinação inicia hoje e segue até o dia 27 deste mês em todo país. O Dia D da campanha ocorrerá neste sábado. Na região, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8 horas às 17 horas, mesmo aquelas que não contam com sala específica.

A enfermeira e responsável pelo setor de imunização na 20ª regional de saúde em Tubarão, Sandra Regina Alves da Silva, lembra que os pais não podem esquecer de apresentar a carteira de vacinação dos filhos. “É importante porque caso haja alguma outra dose em atraso, elas também serão ministradas”, incentiva Sandra. Pontos estratégicos também serão montados no sábado D.

Na região, a meta é vacinar 4.233 crianças menores de um ano e 17.374 crianças entre um e 5 anos. Em Tubarão, a regional de saúde espera imunizar 5.846 crianças. Deste total, 1.222 são menores de um ano e 4.624 têm entre 1 a 5 anos.

No estado, é prevista a imunização de, no mínimo, 408.514 crianças. Este número representa 95% da população catarinense entre 1 e 5 anos. No Brasil, a meta é vacinar aproximadamente 15 milhões de crianças nesta faixa etária. “A vacinação é importante para a prevenção e fundamental para manter o quadro estável no país”, valoriza Sandra. Graça as campanhas anuais de vacinação contra a poliomielite, o Brasil não registra a doença há muitos anos.