Pesquisa indica: Mais de 55% compram água engarrafada

Amanda Menger
Tubarão

Você já ouviu falar do Comitê da Bacia Hidrografia do Rio Tubarão? Se não, você faz parte de uma grande maioria de pessoas na região. A pesquisa “Percepção e Gestão Ambiental” aponta que cerca de 23 mil pessoas – das 360 mil que moram na região – não conhecem o comitê. Este e outros resultados fazem parte de um levantamento feito em 21 municípios, com 81 mil questionários. Destes, 37 mil retornaram e foram compilados pela equipe da câmara técnica da educação ambiental.

Pela pesquisa, 58% dos entrevistados de Tubarão responderam que não conhecem o comitê. O resultado negativo não surpreende o presidente da entidade, Dionísio Bressan Lemos. “Pensava que os dados poderiam ser ainda piores. Claro que o ideal é que todos conhecessem. Para nós, a imagem do comitê não é fundamental, e sim as atitudes das pessoas”, justifica.

Outro dado que chamou a atenção do presidente foi que crianças e adolescentes, entre 10 e 19 anos, estão preocupados com o meio ambiente. “Nesta faixa etária, mais de 90% dos jovens vêem a situação como algo importante e que precisa ser mudado. Isso significa que esta geração está muito interessada na transformação e eles vão mudar o comportamento da sociedade”, argumenta Dionísio.

Para o coordenador da câmara técnica, Jaime Paladine, falta o comitê aproximar-se da população. “Os dados mostram que é necessário um contato maior com as comunidades e ouvir o que a população pensa a respeito do meio ambiente em que vive é um grande passo”.