Pesquisa do IPC aponta diferença de 0,4% para o 2º colocado

Mauro Candemil (PMDB) lidera a intenção de votos em pesquisa para prefeito de Laguna
Mauro Candemil (PMDB) lidera a intenção de votos em pesquisa para prefeito de Laguna

Rafael Andrade
Laguna

A quarta pesquisa Notisul/IPC nestas eleições municipais traz os resultados de uma avaliação realizada em Laguna. Faltam somente três dias para o pleito de 2 de outubro (este domingo). Neste ano, 144 milhões de eleitores estarão aptos para ir às urnas, mais de 200 mil na região. Houve um acréscimo de 4% em relação a 2012. As mulheres continuam maioria entre os votantes, como nos dois últimos pleitos, com 52% do eleitorado, ante 47% de homens.
Em Laguna, onde os candidatos Mauro Candemil (PMDB) e Júlio César Willemann (PSD); Renato Borges (PSC) e Felipe Estevão (PSC); Ronaldo Rosinha (PMN) e Lisi (PMN); Samir do Kilojão (PP) e Nazil (PSDB); e Tanara Cidade (PT) e Dr. Roger (PDT) encabeçam as cinco chapas à majoritária, o Notisul contratou e divulga a sua primeira pesquisa na corrida pelo voto no município, que tem 44.982 habitantes (IBGE-2016), e é o segundo maior em população na região. Esta é uma das pesquisas mais aguardadas e de maior credibilidade no Estado. A avaliação foi executada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), que ouviu 500 entrevistados entre esta segunda e terça-feira em 29 bairros e no Centro. A pesquisa quantitativa de intenção de voto aponta que Mauro Candemil está em primeiro com 30%; Tanara Cidade aparece com 29,6%, o que configura um empate técnico; Samir do Kilojão somou 20,6%; Renato Borges totalizou 6,8%; e Ronaldo Rosinha alcançou 1% das intenções de voto. A diferença entre os dois primeiros é de apenas 0,4 pontos percentuais na Estimulada, que indagou da seguinte maneira: Se as eleições para prefeito de Laguna fossem hoje, e os candidatos sendo estes: Mauro Candemil (PMDB) e Júlio César Willemann (PSD); Renato Borges (PSC) e Felipe Estevão (PSC); Ronaldo Rosinha (PMN) e Lisi (PMN); Samir do Kilojão (PP) e Nazil (PSDB); e Tanara Cidade (PT) e Dr. Roger (PDT), em qual chapa você votaria? Os que não sabem somaram 6% e nenhum (branco/nulo) foi respondido também por 6% dos entrevistados.
Na Espontânea, que realizou a seguinte pergunta: Se as eleições para prefeito de Laguna fossem hoje, em quem você votaria? Mauro aparece à frente mais uma vez, com 25,2% das intenções de votos, já Tanara figura com 21,8% da preferência do eleitorado, Samir tem 17,6%, Renato somou 5,4%, e Ronaldo ficou com 0,4%. Não sabe despontou com 23,8%, e nenhum somou 5,4%. Neste gráfico também surgiu o nome de Nazil, que aparece com 0,4%. Um dado bem relevante também foi questionado na pesquisa no quesito Rejeição. A margem de erro total é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Setenta e quatro por cento dos entrevistados disseram que não irão mudar o voto até o dia das eleições.

500
Eleitores foram entrevistados entre esta segunda e terça-feira em 29 bairros e no centro de Laguna. Este já é o terceiro pleito: 2008/2012/2016 que o Notisul realiza pesquisas em parceria com o IPC.

Notisul trará mais 1 pesquisa antes do pleito
Faltam exatamente três dias para as eleições municipais. O Notisul ainda trará mais uma avaliação contratada junto ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Os resultados serão divulgados a partir do início da madrugada de amanhã. Os eleitores e leitores do jornal terão a oportunidade de acompanhar como anda a intenção de votos em pesquisas quantitativas em Tubarão, que é o polo da Amurel e a cidade mais importante na economia regional, com cerca de 104 mil habitantes (IBGE-2016). Quatro chapas disputam a preferência do público na Cidade Azul.