Major Pinho estará em Florianópolis para a posse do novo comando regional  -  Foto:Kalil de Oliveira/Notisul
Major Pinho estará em Florianópolis para a posse do novo comando regional - Foto:Kalil de Oliveira/Notisul

Kalil de Oliveira
Tubarão

Há 20 anos nas trincheiras militares, o comandante da 3ª Companhia do Exército de Tubarão, major Marcelo Sousa de Pinho, é um otimista quanto à presença das Forças Armadas no país. Baiano de Salvador, 36 anos, combatente em missões internacionais e ex-integrante  da guarda pessoal da presidência da República, Pinho chegou em janeiro à Cidade Azul com experiência para comandar aproximadamente 200 homens.

Em uma avaliação dos quase oito meses de trabalho, o comandante faz elogios aos seus comandados e à estrutura. “Temos o objetivo, inicialmente, de manter o que existe e, na medida do possível, melhorar. Uma ideia é a revitalização da área de lazer e a área de tiro. Também pensamos em oferecer um espaço aos militares que transitam pela nossa região, que chamamos de hotel de trânsito. Isso repreesenta economia”, destaca.

De acordo com Pinho, um diferencial do local onde está instalado o Exército tubaronense são as fontes alternativas de energia. Por meio de parcerias, parte da energia elétrica vem de painéis instalados no teto. 

A água da chuva, armazenada em um tanque, também é aproveitada nas atividades. “Você pode observar que a instituição militar é diferenciada. Por onde você anda pelo país, os prédios do Exército são muito bem cuidados. Construções históricas extremamente conservadas. E tudo com uma quantidade bem limitada de recursos”, avalia.

No dia 2 de setembro, o major estará diante da cúpula do Exército na região sul, em Florianópolis, para a cerimônia de troca de comando do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, que representa a chegada do general Sérgio Luis Tratz, de Curitiba, no lugar do general Richard Fernandez Nunes, que assumirá um posto na Escola de Comando do Estado Maior do Exército, o principal centro de formação de oficiais no país, no Rio de Janeiro.

Programação da Semana do Soldado
• Hoje
– Participação no Encontro das Apaes, com previsão de 600 estudantes de municípios da região. O Exército fará a logística do evento.
• Amanhã
– Formatura de soldados e juramento à bandeira no Quartel de Tubarão, a partir das 7h30min, com café aos soldados da reserva em seguida.
– Exposição de materiais de emprego militar no Farol Shopping, em frente à loja McDonald’s, das 16 às 22 horas.
• Sexta-feira
– Formatura de despedida do efetivo que serviu nos anos 2015/2016. Trinta e quatro soldados darão baixa, em homenagem na presença de seus familiares, a partir das 8 horas.
• Domingo
– Corrida do Dia do Soldado, com percursos de 5 e 10 quilômetros (categorias masculino e feminino) e arrecadação de alimentos não perecíveis. Mais de 600 participantes são aguardados na saída do Quartel de Tubarão. Após a corrida, os organizadores e militares  participam de uma confraternização, no horário do almoço.