Trecho da marginal estava totalmente bloqueado desde o último dia 4 - Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul
Trecho da marginal estava totalmente bloqueado desde o último dia 4 - Foto:Elvis Palma/Divulgação/Notisul

Laguna

Após nove dias bloqueada, a marginal da BR-101 no bairro Bananal, em Laguna, teve o tráfego liberado em meia-pista no quilômetro 316. A via estava totalmente interrompida desde o último dia 4, quando ocorreu um deslizamento de rochas e terra. Chovia muito no momento do incidente e ninguém foi atingido.

E não é a primeira vez que cai uma barreira exatamente no mesmo ponto. No inverno de 2014, a forte umidade provocou o desmoronamento de uma quantidade considerável de dejetos naturais. Na época, motoristas desviavam pela balsa, em Laguna, pois a BR-101 ainda não era duplicada no local e ficou completamente obstruída. Um caminhão foi parcialmente destruído à época e o condutor sofreu escoriações.

Uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) fez a remoção de parte dos sedimentos ontem, possibilitando a movimentação em meia pista. O restante do material ficará inerte no local, servindo de apoio para evitar novos deslizamentos. Os trâmites para licitar obras de contenção definitiva para o trecho já estão em curso. A via lateral, que liga os bairros Cabeçuda e Bananal, tem grande volume de tráfego. Fica bem ao lado da Ponte Anita Garibaldi.