Emilson Alano de Carvalho, coordenador regional do GOB, o deputado Joares Ponticelli (PP), o grão-mestre do GOB/SC, Ib Silva, e o conselheiro estadual do GOB/SC, Cláudio Pereira Camilo.
Emilson Alano de Carvalho, coordenador regional do GOB, o deputado Joares Ponticelli (PP), o grão-mestre do GOB/SC, Ib Silva, e o conselheiro estadual do GOB/SC, Cláudio Pereira Camilo.

Tubarão

Este ano, a maçonaria completou 178 anos de fundação em Santa Catarina. A data é comemorada no dia 2 de julho, como homenagem ao patrono da instituição, Jerônimo Coelho, já que neste dia ele lançou o primeiro jornal do estado, O Catharinense. Para lembrar o fato, foram entregues vários títulos, entre eles, o de Benemérito da Maçonaria Catarinense. Um dos homenageados é o deputado estadual Joares Ponticelli (PP) – a entrega foi ontem.

“Fizemos uma sessão solene na assembleia legislativa para entregar os títulos, mas nesta data, 28 de julho, o deputado Joares não pôde participar. Resolvemos vir a Tubarão para entregar o título. Esta é uma forma de agradecer aos maçons que se destacaram por suas atuações e pelos serviços prestados à instituição”, explica o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina (GOB/SC), Ib Silva.

Segundo o grão-mestre, a intenção da maçonaria é aproximar-se da sociedade. “Nós temos uma parte separada, mas isso não significa que não fazemos parte da sociedade. Aliás, nos preocupamos muito com as questões sociais. Participamos de dois projetos em parceria com o Ministério Público: “O que você tem a ver com a corrupção?”, e o movimento “Ficha Limpa”, relata Silva.

O deputado diz estar honrado com o título. “Como maçom e detentor de um cargo eletivo, sei que tenho ainda mais responsabilidades. Recebo a homenagem com humildade e espero servir o melhor possível a maçonaria. Principalmente, porque a instituição preocupa-se com questões sociais, e discute temas importantes como o combate à violência”, avalia Ponticelli. Ele pertence à loja maçônica Lara Ribas, de Florianópolis.

Também receberam o título benemérito da maçonaria Catarinense os deputados Gelson Merísio e Jean Kuhlmann, ambos do Democratas, o secretário estadual da fazenda, Antônio Gavazzoni, e o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo França. Eles foram homenageados durante a sessão solene no dia 29 de julho, na Alesc.