Várias mães, gestantes e doulas participaram da sessão  -  Foto:Divulgação/Notisul
Várias mães, gestantes e doulas participaram da sessão - Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

Os vereadores de Tubarão aprovaram ontem,  por unanimidade, em primeira votação o projeto de lei que permite a presença de doula durante o parto nas maternidades do município. A sessão foi acompanhada por várias mães, gestantes e profissionais.

“Todas as mulheres tem o direito de ter um parto humanizado. Trabalho que uma doula é capaz de oferecer a futuras mamães, que no momento do nascimento do filho precisam de apoio, além do familiar, de segurança e conforto. Situação hoje compreendida pelos legisladores”, comemora a gestante, Tatiana Matias.

Antes da votação, a casa cedeu espaço de dez minutos a doula Michele Wanderlind, que esclareceu a função das acompanhantes no trabalho de parto e os benefícios que a presença desta colaboradora proporciona à família que aguarda mais um integrante.

“Acolhemos a mãe e o pai, que no nascimento do filho, também renascem com seus sentimentos e emoções, novas e tão únicas. Nosso papel é ajudar a família a se encontrar com esse novo ser e oferecer orientação sobre todos os cuidados necessários para o desenvolvimento desta criança”, explica Michele.

O projeto é de autoria do vereador Paulo Henrique Lúcio (PT) e a segunda votação está marcada para o próxima segunda-feira.