Priscila Alano
Laguna

Em março deste ano o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) assinou a autorização para o lançamento do edital de licitação à pavimentação da SC-100, a futura Interpraias, no trecho entre a balsa de Laguna e o Camacho, em Jaguaruna, com um ramal para o Farol de Santa Marta. O edital para escolha da empresa que executará o serviço seria lançado ontem, não fossem questão burocráticas.

Conforme o secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Mauro Candemil (PMDB), a expectativa é que isso ocorra em 15 dias, durante as festividades do padroeiro da cidade, santo Antônio dos Anjos. A pavimentação está avaliada em R$ 22 milhões. No valor já estão inclusas as condicionantes ambientes.

Até o momento, foi lançado apenas o edital para a seleção da empresa que executará o plano básico ambiental. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o próximo dia 8. Além da escolha da empreiteira, é necessários fazer uma concorrência para selecionar a empresa que fiscalizará a obra.

Técnicos do BID visitaram o estado

Os técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram esta semana no estado para finalizar os detalhes do primeiro pacote de obras do quinto financiamento. O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Romualdo França, afirma que a equipe realizará um relatório, o qual será entregue ao Deinfra na próxima semana. “A equipe não nos adiantou nenhuma informação.

Aguardamos o relatório para tomar as devidas providências”, destaca Romualdo.
O BID-5 foi aprovado no mês passado. Na região, a SC-432, entre Pedras Grandes e Orleans, que integra a futura rodovia Serramar, é a única a ser contemplada nesta quinta fase. A dúvida é quando será executada, se neste primeiro pacote de obras ou nos próximos.