Amanda Menger
Tubarão

Uma proposta para a divisão dos recursos necessários para a construção do Hospital Regional da Amurel foi apresentada durante o 2º Encontro de Presidentes de Câmara da região, em Imbituba. Pela sugestão, o estado será o maior ‘contribuinte’, com 50% das verbas. A Tractebel poderá entrar com 10%, a Unisul com 5% e os municípios com 35%.

Para chegar à soma de 35%, os municípios poderão formar um consórcio, a exemplo do que foi feito para pagar a indenização dos terrenos desapropriados para a construção do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. A porcentagem referente a cada uma das cidades foi calculada com base na quantidade de habitantes, observando os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no censo populacional de 2007. Desta forma, Tubarão é o município com a maior contribuição: 10,01%. E o menor é Santa Rosa de Lima, com 0,22%. Como ainda não há projeto, não há estimativa do que será investido na obra. Durante a reunião, também foram apresentados os valores gastos pelos municípios com saúde.

No dia 25, durante a reunião mensal dos prefeitos na Amurel, os presidentes das câmaras de Imbituba, Rio Fortuna e Tubarão participaram da assembleia para solicitar a participação dos vereadores na associação e já discutir o apoio dos prefeitos ao hospital regional. “Também queremos que os prefeitos indiquem os participantes da comissão de acompanhamento. Essa comissão é que marcará as audiências públicas para indicar o local de construção do hospital. O pessoal de Braço do Norte estava com receio de que o nosso projeto interferisse no deles, que é a construção de um hospital para atender quatro municípios. Acredito que podemos discutir melhor, e até apoiar as duas ideias”, afirma o presidente da câmara de Tubarão, João Fernandes (PSDB).

Próxima reunião
O terceiro encontro dos presidentes de câmara ocorre em Laguna, em 16 de julho. O local e horário ainda serão confirmados. A intenção é apresentar a evolução dos trabalhos da comissão de acompanhamento do Hospital Regional.