Cíntia Abreu
Tubarão

Para quem achava que o inverno já havia apresentado temperaturas baixas, surpreendeu-se neste fim de semana. Casacos, cachecóis, cobertores e aquecedores foram pouco para enfrentar as temperaturas baixas registradas no sul catarinense desde a sexta-feira. A estação meteorológica Oregon, localizada na Vila Moema, em Tubarão, registrou o sábado como o dia mais frio do fim de semana. A temperatura mínima foi 3,5°C.

Até para quem gosta de uma festa ficou complicado até sair de casa. “Tinha uma festa ao ar livre para ir no sábado, mas desisti. Não tive coragem de sair por causa do frio. O jeito foi ficar em casa, bem aquecida”, conta a estudante de jornalismo, Fabiana Pangrácio.

Quem visitou a serra catarinense com a expectativa de “ver” o frio, alcançou o objetivo. A natureza estava literalmente congelada. Cachoeiras e plantas eram puro gelo. A temperatura mínima foi de -6°C em São Joaquim, no sábado. Em Tubarão, a mínima durante a madrugada de ontem foi de 7°C. Apesar do ar gelado que fez parte do cenário, o dia foi mais quente ontem do que no sábado. Os termômetros chegaram a registrar 16°C no período da tarde.

Depois dos dias de muito frio, o início desta semana será com temperaturas mais altas, porém, com a presença de nuvens no sul do estado. A previsão da Epagri/Ciram, para o restante desta semana, é de 10°C a 20°C durante o dia. Já no próximo fim de semana, as temperaturas voltam a diminuir.