Amanda Menger
Tubarão

Nenhum dos 56 candidatos que tiveram pedidos de impugnação na Amurel apresentou a defesa até esta sexta-feira. Em Imaruí, alguns chegaram a apresentar documentos, mas os processos não foram finalizados. O prazo para entrega varia, pois o prazo de sete dias começa a contar quando o candidato é notificado.

“O prazo em Imaruí é até domingo, por isso, ainda não finalizamos estes processos. Há tempo para que os candidatos resolvam apresentar mais documentos”, explica o chefe do cartório da 62ª zona eleitoral de Imaruí, Sérgio Nodari Monteiro.

A 73ª zona eleitoral de Imbituba registrou o maior número de pedidos de impugnação: 54 de Imbituba e seis em Garopaba (que não faz parte da Amurel). Destes, 31 foram feitos pelo Ministério Público (MP) e os outros 23 por partidos e coligações, mas são referentes aos mesmos candidatos. “Em Imbituba, ninguém apresentou ainda a defesa, porque o prazo é segunda-feira para alguns candidatos e para outros terça-feira”, esclarece o auxiliar eleitoral Fernando Melo da Silva.

O prazo encerra segunda-feira quanto aos quatro pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público em Tubarão. “Até hoje (sexta-feira), não recebemos nenhum documento, mas eles podem encaminhar as informações até segunda-feira e devem aproveitar o fim de semana para formular as defesas”, orienta a chefe do cartório da 33ª zona eleitoral de Tubarão, Marisley Gomes Silvério.

Em Laguna e Braço do Norte (leia mais na página 4), os prazos terminam quarta-feira. Na cidade de Anita, foram 13 pedidos de impugnação, todos feitos pelo Ministério Público. Já no Vale, um candidato recebeu duas solicitações, uma do MP e outra de um partido.

Os juízes eleitorais terão até o dia 16 de agosto, cerca de 50 dias antes das eleições, para se pronunciarem a respeito das impugnações. Dependendo da decisão, tanto o solicitante quanto o candidato pode requerer o recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral. O prazo para o TRE julgar o pedido é 6 de setembro. Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem até 25 de setembro para analisar as apelações. Enquanto couber recursos, o candidato pode dar prosseguimento à campanha normalmente.