Ao todo, a rede municipal possui 20 unidades escolares que oferecem o ensino fundamental  -  Foto:Adriana Oliveira/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
Ao todo, a rede municipal possui 20 unidades escolares que oferecem o ensino fundamental - Foto:Adriana Oliveira/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Tubarão

Depois de meses de preparativos, que incluíram até a participação em um curso para gestores, as 36 candidatas ao cargo de diretora de escola de ensino fundamental e Centro de Educação Infantil (CEI) enfrentam as urnas, hoje, em Tubarão.

Ao todo, a rede municipal possui 20 unidades escolares que oferecem o ensino fundamental. No entanto, 14 apresentaram candidatas e realizarão o processo eleitoral. Já no ensino infantil, são 29 unidades, em 22 delas haverá eleição pela primeira vez nesta gestão, uma vez que na eleição realizada em 2013, só participaram as escolas de ensino fundamental.

A votação inicia às 8 horas e prossegue até 20 horas, e só ocorrerá nas unidades escolares que apresentaram candidatas ao pleito e por isso foram habilitadas pela Fundação Municipal de Educação a participar da eleição.

Terão direito a voto secreto, professores, assessores pedagógicos, servidores efetivos e Admitidos em Caráter Temporários (ACTs) em exercício na escola e os licenciados a ela vinculados, bem como presidente da Associação de Pais e Professores (APP), estudantes do 5º ano a 8ª série e um responsável pelos estudantes regularmente matriculados (pai, mãe ou responsável legal).

Em todas as unidades, apenas uma candidata concorre à vaga, no entanto, para se considerar eleita é necessário obter, no mínimo, um terço dos votos de cada segmento que tem direito ao voto.