Rafael Andrade
Tubarão

A quinta e última pesquisa Notisul/IPC nestas eleições municipais traz, mais uma vez, os resultados de uma avaliação realizada em Tubarão. Faltam somente dois dias para o pleito de 2 de outubro (este domingo). 
Na Estimulada, Carlos Stüpp (PSDB) aparece à frente com 34,2% das intenções de voto, seguido de perto por Joares Ponticelli (PP), que conquistou 31,1% da preferência do eleitorado, o que resulta em uma diferença de apenas 3,1%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, o que confirma um empate técnico entre os dois candidatos.
Em comparação à pesquisa divulgada pelo Notisul/IPC no último sábado, também com os postulantes ao cargo à majoritária em Tubarão, o progressista teve ligeira alta de 2,5%, enquanto o tucano caiu 2,4%.
Na pesquisa divulgada hoje, Olavio Falchetti figura na terceira colocação com 16,2%, e Edi da Farmácia conquistou 7,8% das intenções. A Estimulada indagou o entrevistado da seguinte maneira: Se as eleições para prefeito e vice-prefeito de Tubarão fossem hoje, e os candidatos sendo estes: Carlos Stüpp (PSDB) e João Marcelo (PMDB); Edi Carlos (PSC) e Gladys Flores (PSC); Joares Ponticelli (PP) e Caio Tokarski (PSD); e Olavio Falchetti (PT) e Dr. Akilson (PT), em qual chapa você votaria? Os que não sabem somaram 7,2%; e nenhum (branco/nulo) fechou em 3,5%.
Esta é uma das pesquisas mais aguardadas e de maior credibilidade no Estado. A avaliação foi executada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), que ouviu 600 entrevistados entre esta terça e quarta-feira em 29 bairros e no Centro.
Na Espontânea, que realizou a seguinte pergunta aos entrevistados: Se as eleições para prefeito de Tubarão fossem hoje, em quem você votaria? Stüpp aparece à frente com 29,7% das intenções de votos, já Ponticelli figura com 23,8% da preferência, Olavio tem 13,5%, e Edi soma 6%. Não sabe despontou com 17,5%, e nenhum totalizou 9,5%. Um dado bem relevante também foi questionado na pesquisa no quesito Rejeição (confira no gráfico abaixo).
Além da Cidade Azul, o Notisul encomendou avaliações, todas executadas pelo IPC, em Braço do Norte, Capivari de Baixo e Laguna. A festa da democracia brasileira terá cobertura especial da equipe de reportagem, que percorrerá vários municípios da região e trará um aparato completo do pleito, além dos nomes dos próximos prefeitos, vices e vereadores para o mandato 2017/2020.

600

eleitores foram entrevistados entre esta terça e quarta-feira em 29 bairros e no centro de Tubarão. Este
já é o terceiro pleito: 2008/2012/2016 que o Notisul realiza pesquisas em parceria com o IPC.