Foto:Divulgação/Notisul
Foto:Divulgação/Notisul

Tubarão

Desde domingo, a comunidade católica tubaronense participa das comemorações religiosas em homenagem à padroeira do município. O tempo bom e o motivo  da fé trouxeram bom público à Catedral Diocesana, em Tubarão, desde o início da programação que segue até quinta-feira, feriado municipal.

A festa de Nossa Senhora da Piedade prevê para hoje, às 19h30min, uma celebração especial com o padre Rogério Ramos da Paróquia São José Operário de Oficinas, a chamada Missa e Benção dos Padrinhos, que será repetida amanhã com a celebração do padre Antônio Vonder, da Paróquia São Donato, de Içara.

O momento mais aguardado pelos fiéis é a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, saindo do bairro Humaitá em direção ao centro, a partir das 18 horas de quinta-feira. Uma hora depois, a última missa da programação será presidida pelo bispo Dom João Francisco Salm e concelebrada com padres da cidade.

A procissão ocorre sempre no dia 15 de setembro, desde 1920. Devido à grande devoção à santa, o então prefeito Paulo May decretou feriado municipal neste dia em 1977. A primeira imagem foi trazida por João Teixeira Nunes, em 1820. Hoje, a escultura é considera uma relíquia pelo fiéis e está guardada a sete chaves na Catedral.