Campanha é promovida para o combate

Foto: Divulgação/Notisul.
Foto: Divulgação/Notisul.

Florianópolis

Com a proximidade de mais uma temporada de Verão, quando as altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, a Secretaria de Estado da Saúde iniciará uma campanha para alertar a população sobre os riscos da doença. O governo enfatiza a importância da participação de todos no controle e na eliminação dos criadouros do mosquito para evitar uma nova epidemia da doença no estado.

As medidas incrementadas pelo governo de Santa Catarina começaram em agosto deste ano, com o repasse de R$ 1.716.054,10 aos 57 municípios em situação de risco para transmissão da dengue. O desenvolvimento e lançamento do site www.dengue.sc.gov.br pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) é outra iniciativa para reforçar a campanha.

No próximo sábado, Dia Nacional de Combate à Dengue, diversos municípios realizarão o “Dia D”, com diferentes ações alusivas à data, como mutirões de limpeza urbana, identificação e eliminação dos recipientes que possam servir de criadouros, divulgação da realidade local e orientação à população a respeito das ações de prevenção e controle da dengue. Neste ano, Santa Catarina enfrentou sua primeira epidemia de dengue, ocorrida em Itajaí, com mais de 3 mil casos confirmados na última temporada de verão. Entre janeiro e outubro deste ano, foram confirmados 3.578 casos de dengue, sendo 3.269 autóctones (transmissão dentro do Estado), 253 importados e 56 permanecem em investigação. Em 2014, 69 casos foram confirmados, sendo três autóctones e 66 importados.