Jailson Vieira
Tubarão

O dia 20 de novembro é a data intitulada da Consciência Negra. Por isso, como ocorreu em anos anteriores, a Câmara de Vereadores, em Tubarão, realizará uma sessão solene hoje às 19 horas, em homenagem à Semana Municipal da Consciência Negra, no plenário da casa legislativa. Na solenidade algumas pessoas de destaque na cidade receberão menções honrosas por atuarem de forma relevante na defesa dos negros e de questões sociais. 

Além das homenagens, será proferida a palestra “Religião de tronco Africano: Identidade Cultural, Preconceito, Discriminação e Perspectivas”, com o professor mestre, Marcos Canetta Rufino. A data tem como objetivo uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. O dia foi escolhido como uma homenagem ao líder escravo Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. 

No domingo, será realizada a 24ª Festa Cultural Zumbi Afro, na igreja Santa Ana, no bairro Indaial, em Gravatal. O evento terá início às 8 horas com o café afro, às 10 horas missa afro e às 12 horas, almoço no valor de R$ 15.  Logo depois, às 14 horas, será ministrada uma palestra com o professor Maurício da Silva, 30 minutos mais tarde ocorrerão apresentações artísticas com o grupo Caxambu, Moquineto e Pastorais, e às 16 horas o encerramento com desfile de moda.

Conforme o professor Maurício, a festividade ocorre todos os anos em duas dioceses, a de Tubarão e de Criciúma. “Quando o evento é realizado em Criciúma não ocorre aqui na Cidade Azul, mas este ano será diferente e as festividades serão promovidas nas duas dioceses, porém mais no interior dos dois municípios que abrangem as dioceses”, explica.

Ele afirma que o intuito da festa é reafirmar e resgatar a cultura afro. “Vamos abordar tudo, afinal os costumes e toda a cultura tem uma resposta. Na palestra abordarei as conquistas e os avanços, por exemplo, o crescimento do negro nas universidades, por outro lado os desafios no mercado de trabalho, como agir diante de um episódio de pré-conceito”.