Karen Novochadlo
Tubarão

Este mês pode não ter sido tão quente quanto novembro do ano passado. Mesmo assim, a venda de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores aumentou. Como em 2009, o estoque de muitos lugares terminou antes do previsto, já que as compras começaram em outubro.
“Não tivemos falta de aparelhos no ano passado, mas a mão de obra ficou escassa”, lembra a proprietária da loja Bem-estar Climatização, de Tubarão, Shirley Caetano Gomes.

As expectativas de venda do produto continuam altas. “Esperamos um aumento de 50% em relação ao verão passado”, estima Shirley.
A professora Rosires Dutra Viana, 60 anos, possui aparelhos splits, um dos mais procurados, instalados pela casa. E este ano comprou um aparelho para presentear o filho no Natal. “O verão do ano passado foi muito quente. Queremos mais conforto em casa”, ressalta.

Quem pensa em comprar um aparelho deve optar por um modelo que consuma menos energia e seja ecológico. A limpeza também é importante, precisa ser feita periodicamente.

Um outro cuidado é com a instalação. Caso seja feita de forma incorreta, o aparelho pode ser danificado ou perder a garantia. “Muitas vezes, o instalador não possui ferramentas adequadas para realizar o trabalho”, alerta Shirley. O ideal é procurar pessoas capacitadas, mesmo que a espera pela instalação seja maior.

Serviço
A Bem-estar Climatização está situada à rua padre Geraldo Spettman, próximo ao cruzamento com a Expedicionário José Pedro Coelho. O telefone para contato é o 3628-2454.