Zahyra Mattar
Jaguaruna

O projeto para a construção do acesso ao Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, através da BR-101, continua em Brasília, no Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Na análise, alguns dados foram solicitados ao estado na semana retrasada. Os documentos, assegura o diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho, já foram enviados. “Existe o consenso de aprovação final, com a publicação da portaria da diretoria colegiada na próxima semana”, confirma Dilney.

Paralelamente, o processo do convênio para execução do acesso, que será firmado entre o Dnit e secretaria de infraestrutura do estado (SIE) está adiantado. A assinatura deverá ocorrer nos primeiros dias do próximo mês. A licitação, no entanto, deverá sair apenas no próximo anos. Ainda não há uma data especificada.
A obra de acesso ao aeroporto precisa da aprovação do Dnit porque será feita com recursos federais. A senadora Ideli Salvatti (PT) fez uma emenda no valor de R$ 16 milhões para a execução. Os recursos, inclusive, já foram transferidos ao estado, o qual ficou responsável pelo projeto e licitação da obra.

Terminal de cargas

Esta parte do empreendimento era prevista nesta segunda etapa, mas não foi licitado por questões orçamentárias. Isto não significa, porém, que não será construído. “Esta parte da obra está dentro do planejamento para 2010, mas, como é um ano eleitoral, pode ser que não tenhamos tempo hábil para sua licitação. Vamos aguardar sua priorização”, indica o diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho.