‘A Previdência Social mais perto de você!’

Maria Aparecida mostra como é fácil e muito mais rápido acessar vários serviços da Previdência Social pela internet.
Maria Aparecida mostra como é fácil e muito mais rápido acessar vários serviços da Previdência Social pela internet.

Zahyra Mattar
Tubarão

Nos dias de grande movimento, uma média aproximada de 600 pessoas passam pela agência da Previdência Social em Tubarão. Nos ‘dias normais’, cerca de 400 cidadãos buscam os serviços do órgão federal.

E esperar na fila não é nada agradável, ainda que o espaço seja climatizado, tenha cadeiras e outros confortos. Haja paciência! E na maioria das vezes, a pessoa só quer fazer uma pergunta.

E foi justamente por ter observado que muitos cidadãos vão até as agências sem necessidade, que a gerência executiva regional em Criciúma resolveu lançar o projeto ‘A Previdência Social mais perto de você!’.

O objetivo é abreviar as filas e melhorar a qualidade no atendimento. A ideia é difundir dois canais de comunicação que não exigem que o cidadão desloque-se até as agências sem necessidade.

Um deles é a Central 135. A ligação é gratuita de telefones fixos (do celular, o custo é o mesmo de uma ligação local) e pode ser feita de qualquer parte do país.
“Por meio da central, o segurado pode tirar dúvidas, fazer o requerimento do auxílio doença e agendar serviços, por exemplo”, incentiva a chefe de benefícios da agência em Tubarão, Maria Aparecida Marcelino.

A outra forma de acessar os serviços mais facilmente é pela internet, no site www.previdencia.gov.br. No portal o usuário pode consultar seus processos, requerer benefícios e marcar exame pericial, entre outros itens.

“O canal na internet facilita muito a vida do cidadão, especialmente daqueles que precisam deslocar-se de cidade”, considera a assistente social da agência em Tubarão, Silvana Vicente.

Faça a experiência
Todos os serviços que podem ser acessados, seja pela Central 135 ou pelo site, estão discriminados na página virtual da Previdência Social (www.previdencia.gov.br). Mesmo quem não é habituado a utilizar a internet ou não tem computador, pode pedir ajuda para os filhos, vizinhos ou ir, por exemplo, na sala de informática comunitária da escola do seu bairro. Isto evita filas, gastos desnecessários e ainda agiliza o serviço. A agência regional da Previdência Social em Tubarão é a responsável também pelo atendimentos aos segurados de Capivari de Baixo, Sangão, Gravatal, Armazém, São Martinho, Jaguaruna, Pedras Grandes e Treze de Maio.