Karen Novochadlo
Tubarão

Capivari de Baixo, Laguna, Braço do Norte, São Ludgero e outros 27 municípios do estado assinarão um convênio para compra e instalação de câmeras de monitoramento eletrônico, no próximo dia 3, com o governo do estado. Enquanto isso, Tubarão continua à espera do início da operação dos equipamentos de vigilância.

Para o deputado José Nei Ascari (DEM-PSD), é uma vitória para a região. “As câmeras não resolvem o problema de segurança, mas funcionarão como inibidoras”, analisa. Cada município terá um número diferente de equipamentos. Braço do Norte, por exemplo, terá dez câmeras. Enquanto São Ludgero cinco. O convênio será assinado na capital, no Centro Administrativo, às 14h30min.
Da região, Imbituba já conta seis câmeras instaladas desde dezembro do ano passado, na região central e na praia da Vila. O monitoramento é feito por meio da Central de Monitoramento construída na Guarnição Especial da Polícia Militar da cidade.

Em Tubarão, as oito câmeras, computadores e móveis já foram comprados e estão há mais de um ano guardados na sede da Polícia Militar de Florianópolis. Para a instalação, é necessária a reforma do espaço onde ficará a Central de Emergência, que no funcionará em um prédio no Batalhão da Polícia Militar. A reestruturação foi licitada e a vencedora foi a SBCC Construção, com sede em São José, na Grande Florianópolis. O custo será de R$ 178.990,00.