Empresas interessadas serão conhecidas em dez dias

Desde 2008, os moradores da região de Campos Verdes, em Laguna, reivindicam pelo desassoreamento do manancial   -  Foto:Geraldo Gê/Prefeitura de Laguna/Divulgação//Notisul
Desde 2008, os moradores da região de Campos Verdes, em Laguna, reivindicam pelo desassoreamento do manancial - Foto:Geraldo Gê/Prefeitura de Laguna/Divulgação//Notisul

Laguna

Dentro de dez dias serão abertos os envelopes com as propostas das empresas interessadas em realizar a dragagem do Rio Carniça, na localidade de Campos Verdes, em Laguna. A primeira etapa da obra está orçada em R$ 278.392,68 e a verba será destinada por meio de emenda parlamentar.

Para a execução dos trabalhos, o governo do estado cedeu uma draga, um barco de madeira, um conjunto de bombas de dragagem, uma retroescavadeira e um veículo. De acordo com o secretário de agricultura e pesca de Laguna, José Carlos Mendes, o desenvolvimento socioeconômico da região deverá melhorar com a obra. 

“Hoje a embarcação não entra. É uma dificuldade enfrentada pelos nossos pescadores. A dragagem possibilitará uma maior entrada de peixes, camarões e vai enriquecer a pesca do município”.

O desassoreamento será realizado em um trecho de 1,5 quilômetros, com 20 metros de largura. O rio liga a comunidade de Campos Verdes à Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Na região, há locais em que o volume de água não ultrapassa meio metro e prejudica o tráfego de embarcações que utilizam o rio diariamente. 

Os pescadores artesanais, que reivindicam pela dragagem do rio desde 2008, acreditam que o desassoreamento traga mais espécies de pescados. O governo municipal é responsável por coordenar a execução da obra, após firmar um termo de cessão de uso e cooperação técnica com a secretaria de estado da agricultura e pesca.