Empreendedorismo na escola: dá resultados?

Em fevereiro deste ano, algumas escolas de Gravatal implantaram o “Projeto Empreendedorismo e Educação Financeira”, cujo objetivo é capacitar estudantes do Ensino Fundamental II (do 7º ao 9º ano) para um futuro mais próspero e consciente modificando sua maneira de ver o mundo dos negócios e das finanças pessoais.

A iniciativa é resultado da colaboração entre um mentor empresarial, com mais de 50 anos de experiência profissional e empresarial – Sr. Luiz Eduardo Mutzberg – CEO da Exithum Desenvolvimento e Conexão de Seres Humanos, uma inovadora startup paulista – a Forme Educação Financeira – e a Prefeitura Municipal de Gravatal.

O projeto se estendeu de fevereiro a dezembro de 2023, e na terça-feira, dia 5 de dezembro teve a sua finalização com a apresentação dos trabalhos dos alunos do 7º ao 9º ano da Escola José Cardoso de Aguiar, na Várzea das Canoas.

Estiveram presentes na apresentação os alunos do 5º, 6º, 7º e 9º anos, o corpo docente e direção da escola, o Secretário Municipal de Educação e o Prefeito de Gravatal.  E, neste dia, os estudantes apresentaram as empresas criadas por eles utilizando as técnicas de gestão ensinadas, com o suporte de mentorias para colocar suas ideias em prática.

Durante as aulas os alunos criaram seus modelos de negócios através do Business Model Canvas (BMC) e da matriz SWOT, mas também resgataram valores e perceberam a importância do empreendedorismo e da inovação. Com base no aprendizado, os alunos que foram divididos em nove grupos, não só criaram vários tipos de negócios como: oficinas de moto, empresas de reciclagem, e-commerce e tantos outros projetos – como os colocaram em prática, gerando um faturamento coletivo de cerca de  R$ 1.300,00.

“Estamos deixando um legado que vai ficar para o futuro. É uma pequena semente plantada hoje que vai trazer resultados. Cada um tem uma habilidade que pode ser desenvolvida”, fala o prefeito Clei Rodrigues.

Muito mais do que resultados financeiros, os relatos dos alunos revelam satisfação, descoberta, ampliação do olhar e desenvolvimento de perspectivas; sentimentos muito importantes para a construção de um futuro próspero.

“O objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento das habilidades necessárias para criar modelos de negócios, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de poupança e planejamento financeiro, dentre muitas outras questões pedagógicas importantes que ajudarão os alunos a pensarem como podem resolver as dores das comunidades onde vivem.”, finaliza Sr. Luiz, coordenador do Projeto.

O Projeto Empreendedorismo é um piloto e deverá ser expandido para demais escolas do Município de Gravatal em 2024.

 

*Consultora em atividades relacionadas a Inovação e Empreendedorismo e CEO da Integrative – Desenvolvimento Organizacional e Profissional. Possui Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, Mestrado em Educação, Graduação em Serviço Social e Graduação em Pedagogia. Estuda as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia, no intuito de debater sob uma perspectiva crítica, a equação civilizatória contemporânea e fomentar uma postura reflexiva na sociedade.