E começam os trabalhos!

Esta era a penúltima etapa a ser vencida para a duplicação total da BR-101 sul. Agora, a única pendência é o túnel duplo e pistas suspensas para a travessia do Morro dos Cavalos, em Palhoça
Esta era a penúltima etapa a ser vencida para a duplicação total da BR-101 sul. Agora, a única pendência é o túnel duplo e pistas suspensas para a travessia do Morro dos Cavalos, em Palhoça

Laguna

O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) anda bom de prazo. A ordem de serviço para o começo dos trabalhos no Lote 1 da travessia urbana de Cabeçuda, na BR-101, em Laguna, era previsto para os próximos dias, conforme o Notisul publicou, com exclusividade, nesta segunda-feira.
 
E ‘os próximos dias’, neste caso, foi ontem! O consórcio Setep/SetorSul, vencedor da licitação com a proposta de R$ 50.299.999,29,  já ‘tomou posse’ do segmento e começou as primeiras ações. 
 
Obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, o projeto complementa a construção da Ponte Anita Garibaldi, a nova travessia do Canal de Laranjeiras.
 
Os primeiros trabalhos visam efetuar a supressão da vegetação no lado esquerdo da pista, próximo da comunidade de Bentos. A maior parte das árvores são eucaliptos e a madeira será doada. Já os pés de butiá serão transplantados para outras áreas próximas da rodovia.
 
Estas ações, ainda que sejam feitas às margens da rodovia, não interferem no tráfego de veículos. Porém, os motoristas devem redobrar a atenção porque existe intensa movimentação de trabalhadores e equipamentos.
 
O projeto prevê a construção de viadutos de acesso, ruas laterais e travessias urbanas entre a região de Cabeçuda até a comunidade de Bentos, em uma extensão de pouco mais de cinco quilômetros.
 
Os viadutos estão projetados para o acesso principal a Laguna e para o trecho de acesso da comunidade de Barbacena. O prazo de vigência do contrato é 720 dias consecutivos, contados a partir da entrega da ordem de serviço, ou seja, ontem.
 
Conheça a obra
Travessia urbana de Laguna
Localização: do quilômetro 308 ao quilômetro 313,1, entre as comunidades de Cabeçuda e Bentos.
Extensão: 5,1 quilômetros.
 
Viaduto de acesso norte a Laguna
• Localização: quilômetro 308,5.
• Comprimento: 22,8 metros.
• Largura: 12,6 metros.
 
Viaduto de acesso sul a Laguna
• Localização: quilômetro 311,8, nas proximidades do acesso de Barbacena.
• Comprimento: 71,25 metros.
• Largura: 12,6 metros.
 
Agora só resta o Morro dos Cavalos
Vencida a etapa das pistas complementares à Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, para totalidade da duplicação da BR-101 sul resta ‘apenas’ a abertura do túnel duplo e pistas suspensas no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
 
Pelo cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), a licitação deve ser lançada em setembro deste ano.  O projeto técnico e de engenharia, o estudo e o relatório (EIA/Rima) de impacto ambiental estão prontos e aprovados.
 
Contudo, este prazo somente será possível se houver entendimento em relação ao Plano Básico Ambiental (PBA), onde são descritos todas as condicionantes específicas em relação ao componente indígena. A discussão entre Dnit, Funai e Ibama prossegue.
 
O projeto prevê a perfuração de dois túneis de 2.220 metros cada, que atravessarão o maciço do Morro dos Cavalos. No lado sul, a obra iniciará logo após as pontes sobre o Rio Maciambu. No lado norte, o túnel termina em cima de pistas elevadas (viadutos de 400 metros cada), o que evita o aterro da área.