Duas crianças recebem alta hospitalar

Lily Farias
Tubarão

 
Após sete dias internado na pediatria do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, o neto de Maria Aparecida Fernandes, coordenadora da educação infantil da prefeitura de Tubarão, está em casa. Ele foi hospitalizado na última quinta-feira com suspeita de contaminação após ter ingerido o leite distribuído nos Centros de Educação Infantil e escolas do município. Além do garotinho, mais duas crianças estavam na mesma situação. Uma também recebeu alta médica ontem. A outra deve ir para casa hoje.
 
As três crianças foram internadas com o mesmo sintoma. Duas estudam no CEI Estrelinha Brilhante, no bairro Passagem, e outra no CEI São Judas Tadeu, no Dehon.
 
A direção do HNSC não confirmou a suspeita de contaminação nas crianças, mas, segundo Maria Aparecida, após o neto passar por uma série de exames, um pediatra garantiu que o problema de seu neto era intoxicação após a ingestão o leite.
 
O menino deu entrada no hospital com sintomas de pneumonia. Havia, inclusive, a possibilidade dele ter aspirado o leite. “Nossa preocupação foi porque no período em que ficou internado, precisou do respirador mecânico e tiveram que sedá-lo. Quando questionamos sobre a gravidade da situação, um pediatra nos alertou sobre a possibilidade dele não sobreviver”, lembra a avó, assustada.
 
Segundo relatos dos funcionários das escolas, as outras duas crianças foram internadas com os mesmos sintomas que o neto de Maria Aparecida. “Vi as outras crianças. Os três passaram sete dias internados e fizeram o mesmo tratamento”, relata.
 
Casos confirmados
Alguns casos foram registrados no estado, em crianças de Florianópolis, Itajaí, Navegantes, Itapema, Balneário Camboriú, Piçarras e Joinville. A suspeita de contaminação do leite em um dos tanques da empresa será investigada pela Cidasc e pela Vigilância Sanitária.
 
Escola já receberam nova remessa de leite
Desde a segunda-feira, o fornecedor de produtos do departamento de merenda escolar da secretaria de educação da prefeitura de Tubarão entrega a nova remessa de leite às escolas e CEIs da cidade. O produto é da marca Do Vale. O lote anterior, da empresa Holandês, foi recolhido após a interdição da fábrica, localizada em Biguaçu, na Grande Florianópolis, pela Vigilância Sanitária, no fim de semana. Dois lotes do produto (0687 e 0689) estavam contaminados com nitrito, uma substância química utilizada como conservante, e que pode ter contaminado um dos tanques de pasteurização do leite.
Conforme a diretora-presidenta da Fundação Municipal de Educação, Rosimeri Galvani, todo o leite foi recolhido até o fim da tarde de ontem. Os pacotes serão enviados para o aterro sanitário da empresa, em Biguaçu.
 
Escolas e CEIs de Tubarão já receberam o leite da marca Do Vale