Dia do Doador de Sangue é lembrado no sábado

O processo de doação leva em torno de sete a dez minutos  - Foto: Divulgação/Notisul
O processo de doação leva em torno de sete a dez minutos - Foto: Divulgação/Notisul

Jailson Vieira
TUBARÃO

Neste sábado, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.No entanto, há alguns anos não há muito o que comemorar. As doações por todo o Brasil têm reduzido, e em Santa Catarina a situação não é diferente. Na unidade de coleta em Tubarão, os problemas são os mesmos.

Conforme a médica responsável pela unidade, Anita Nogarete Cattaneo, as doações não chegam a suprir a necessidade real. O volume coletado por pessoa é de cerca de 450 ml, reposto rapidamente pelo organismo do doador. “Precisamos de mais voluntários com urgência. Sangues A e O negativo estão em falta na unidade. Uma cirurgia quase que foi cancelada porque o estoque estava baixo. Temos feito um apelo grande para os doadores por mensagens e e-mails para voltarem e coloborarem com as suas doações”, explica.

Uma única doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas. No Brasil, ao ano, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue. No total, existem no país 27 hemocentros e 500 serviços de coleta.

O sangue é um recurso importante tanto para tratamentos planejados quanto para intervenções urgentes. Ele ajuda pacientes que sofrem de doenças crônicas graves, como a doença falciforme e a talassemia, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para tratar feridos em emergências.

De acordo com o horário de atendimento na unidade Tubarão, o ideal seriam de 30 a 40 bolsas de sangue por dia, porém, o número de doadores voluntários não tem alcançado 20.

Houve dias em que somente 12 pessoas foram ao local para realizar a doação – um número baixo para a demanda. Doar sangue é visto como gesto humanitário que enobrece o doador.
A unidade de Tubarão pertence ao Hemocentro Regional de Criciúma, assim como a unidade de Araranguá.

No Brasil, 1,8% da população doa sangue, número que está dentro dos parâmetros, de pelo menos 1%. Mas a taxa está longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3% da população.
Nesta época do ano, com as férias escolares, festas de final e início do ano e Carnaval, as doações costumam diminuir, afetando as reservas das unidades.

Critérios
Quem pode doar?

Pessoas com idades entre 16 e 69 anos (adolescentes somente acompanhados por um responsável legal); ter idade máxima de 60 anos para a primeira doação; peso superior a 50 quilos; ter boas condições de saúde; estar bem alimentado e portar documento de identificação no momento da doação.

Doações
Maiores índices de doações

Santa Catarina é o Estado com um dos maiores índices de doações espontâneas no Brasil, com 86% do total de sangue doado na instituição preparada exclusivamente para o ato.

Local
Atendimento

A unidade de coleta em Tubarão está aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30. Fica na rua Santos Dumont, ao lado da Gerência Regional de Saúde (Geres). O telefone é (48) 3621-2405.

Frequência
Quantas doações podem ser realizadas por pessoa?

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.