Contrato deve ser assinado em até 15 dias

Priscila Loch
Imbituba

Após meses de tratativas, o contrato para instalação da empresa italiana Cimolai em Imbituba deve ser assinado em até 15 dias. A expectativa é do deputado Manoel Mota, que intermedia as negociações desde o início do ano.
“A documentação já chegou e foi para São Paulo, para ser analisada pela Santos Brasil”, confirmou ontem o deputado. Depois de tudo acertado, será possível fazer a terraplanagem e a drenagem do terreno onde a Cimolai se instalará, às margens da BR-101. A área fica no condomínio retroportuário da Santos Brasil, quase ao lado da ZPE, nas proximidades do acesso central à cidade.

A demora para a assinatura foi motivada pela falta de documentos que vieram da Itália. A instalação da empresa é vista como de grande importância para o desenvolvimento do sul de Santa Catarina, vai gerar cerca de 600 empregos. Inicialmente, quando Tubarão era cogitada para receber a fábrica, o objetivo era estar com a linha de produção em funcionamento até fevereiro do próximo ano, prazo este que não tem mais como ser cumprido.

Além da Cidade Azul, também mostraram interesse em abrigar a empresa italiana Capivari de Baixo, Criciúma, e outras cidades mais o sul. O fato da empresa arrendatária do terminal de contêineres do porto ser dona do terreno tende a facilitar o escoamento da produção, inclusive para as exportações, e pesou na decisão.
A empresa produzirá tubos de aço e enviará o material para diversos países, com enfoque no Mercosul. O investimento para instalação da fábrica deve girar em torno de R$ 700 milhões.