Confraternização: Nada de mãe, pai ou criança. O dia é da família

Rafael Andrade
Tubarão

A Escola de Educação Básica Lino Pessoa, no bairro Monte Castelo, em Tubarão, organizou, durante toda esta sexta-feira os festejos comemorativos à terceira edição do Dia da Família, promovido pela própria escola.

O diretor da unidade educacional, Manoel André da Silva, explica que a data é alusiva a três comemorações do calendário brasileiro: o dia das mães, em maio; o dia dos pais, em agosto e o dia das crianças, nesta segunda-feira. “Unimos o útil ao agradável”, destaca Manoel. O diretor acrescenta que muitos alunos não têm o pai ou a mãe, vivem com os avós ou outros familiares. “É através dessa premissa de não distinguir e/ou isolar o estudante que comemoramos as datas citadas em conjunto”, explica Manoel.

Durante as apresentações no festejo da data, vários grupos culturais apresentaram-se aos presentes. “O tema da festa esse ano foi a afrodescendência e os alunos ensaiaram ao longo de toda a semana”, lembra o diretor. A música, o teatro, a dança e citações poéticas arrancaram aplausos de todos. Um café colonial foi servido a todos ao fim das apresentações.

Zuleide Borges, avó de três estudantes da escola, acompanhou todas as apresentações e ficou surpreendida pela beleza dos poemas recitados pelos alunos. “É encantora essa arte maravilhosa interpretada por essas crianças. Eles fizeram me lembrar de um dos poetas mais encantadores do Brasil, Castro Alves”, enaltece Zuleide.