Competição colaborativa atrai empreendedorismo

Evento busca soluções inovadoras para a indústria no prazo de 48 horas. Ação ocorre na próxima segunda, no Senai de Tubarão. As inscrições ainda estão abertas

Tubarão

A largada para um grande desafio: unir ideias inovadoras e transformá-las em soluções, será dada na próxima segunda-feira. Pela primeira vez em Tubarão, o Grand Prix de Inovação é uma competição colaborativa de empreendedorismo e inovação disputado em equipes, que pretendem encontrar soluções inovadoras para a indústria no prazo máximo de 48 horas. Empresas, empreendedores, startups e estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), terão a liberdade e oportunidade de, juntos, criarem soluções para a construção de uma indústria brasileira inovadora e competitiva.

O evento inicia às 9 horas e largada ao meio dia. A competição encerra após 48 horas, às 15 horas da próxima quarta-feira com a inauguração do Laboratório Aberto do Senai. “Serão 48 horas de imersão no Senai onde teremos a oportunidade de se divertir nessa corrida contra o tempo e ainda desenvolver ideias e transformar em protótipos”, explica o coordenador geral de educação do Senai de Tubarão, Valmir Cabral da Silva Neto. O espaço estará aberto para visitação e participação da comunidade como uma microamostra tecnológica.

As melhores ideias serão prototipadas em tempo real e seus modelos de negócio desenvolvidos em parceria com especialistas, empresas/Senai/Sebrae, e serão avaliadas e disponibilizadas ao final do evento. Os espectadores terão a oportunidade de experimentar a inovação do esboço preliminar ao primeiro protótipo.

A competição
Durante a competição, três equipes multidisciplinares trabalharão nos desafios durante 48 horas seguidas, desenvolvendo ideias, protótipos e projetos de inovação. Especialistas do Senai em prototipagem, modelagem, marcenaria, elétrica, eletrônica e pesquisa de anterioridade estarão à disposição para consultas e trabalhos para as equipes. As equipes terão um orçamento de R$ 500,00 para cada equipe para adquirir materiais para complementar seus protótipos. Os resultados são apresentados no final do processo para investidores, empresas e instituições parceiras e para o público em geral por meio de transmissão ao vivo.

Laboratório Aberto será inaugurado em Tubarão
Um espaço aberto para qualquer cidadão materializar seus sonhos e ideias. O Laboratório Aberto Senai de Tubarão, ou simplesmente Lab Aberto será inaugurado na próxima quarta-feira no encerramento do Grand Prix de Inovação. O espaço de 150 metros quadrados, localiza-se dentro da escola Senai, e será um ambiente de aprendizagem técnica e empreendedora, com forte senso de colaboração e coworking.

A estrutura será a primeira no Estado e a oitava no país a ser desenvolvida com o propósito de ser uma rede de relacionamento entre estudantes, inventores, pesquisadores e empreendedores. O Lab Aberto conta com ferramentas capazes de prototipar as ideias dos alunos em produtos. “Para aqueles que possuem boas ideias e não tem um espaço para desenvolvê-las, o Lab Aberto será o local ideal para esse sistema”, afirma o coordenador geral de educação do Senai.

A estrutura será utilizada para cursos, workshops e palestras para a comunidade de Tubarão, para os alunos, tanto do Senai quanto de outras escolas, e para as empresas. As empresas, Indústrias e startups estão convidadas a visitarem o Lab Aberto, trazendo seus desafios para que os alunos ajudem a encontrar as melhores soluções.