Começa a corrida às academias

Na academia do Sesc de Tubarão, o número de matriculados sempre fica maior nesta época do ano
Na academia do Sesc de Tubarão, o número de matriculados sempre fica maior nesta época do ano

 

Lily Farias
Tubarão
 
Com a proximidade do verão, as academias começam a ficar lotadas. E quem recorre aos exercícios apenas nesta época do ano geralmente busca resultados imediatos. Os instrutores alertam que este não é o caminho! Praticar atividades físicas durante o ano todo é a melhor maneira de garantir a tão almejada qualidade de vida.
 
O profissional de educação física Rafael Alves, instrutor do Sesc em Tubarão, orienta quem vai começar a frequentar as academias. “Não há necessidade de praticar exercícios físicos todos os dias. Pode ser duas ou três vezes na semana”, explica.
O movimento nas academias começa a cair no fim do verão, e isso mostra que a maioria não segue o indicado. “É inútil praticar exercícios em um curto período de tempo. O resultado é o ganho de mais gordura do que eliminou, e indisposição em demasia”, instrui Rafael. 
 
A melhor maneira é aliar os exercícios a uma boa alimentação e noites bem dormidas. “Assim se começa uma rotina que, com o passar do tempo, não se perde mais para quem levar a sério a prática”, ensina.
 
Com a intenção de sair da vida ociosa e mexer os músculos para diminuir peso, o comerciante Cláudio Antônio conta que volta a malhar o quanto antes. “Pratico exercícios esporadicamente. Faço durante um tempo, volto. Preciso estar em forma para o verão, sair do sedentarismo”, revela.
 
Dia do “lixo”
A alimentação adequada para cada tipo de exercício é fundamental para quem procura bons resultados. Por isso, é preciso ficar atento à nutrição do corpo. A nutricionista Solange Amábile Rodrigues orienta sobre a importância de ter uma alimentação compatível com a atividade física que se vai praticar. 
Não é necessário levar à risca uma dieta rigorosa. O fundamental  é consumir todos os grupos alimentares, como cereais, frutas, carnes, leite leguminosas, verduras e legumes. “Durante a semana, tem que ser bem rígido com a alimentação. No fim de semana, pode viver o que chamamos do dia do ‘lixo’, onde tudo está liberado, até a cervejinha numa noite de festa”, explica.