E agora, chamar ou não chamar?…
Decidi, vou chamar, mas pera aí, QUANDO chamar??

Essa é uma das maiores dúvidas de quem pensa em reformar ou construir a sua casa ou o seu comércio, não é mesmo?! Quando conversar com um arquiteto? Pois bem, vamos ver alguns exemplos que mais acontecem no dia a dia para tentar entender quando essa conversa deve acontecer!

NÃO AGUENTO MAIS, CANSEI DE OBRA!

Muitas pessoas, pensando que vão economizar, logo de cara descartam a presença do arquiteto nessa empreitada e vão direto falar com o pedreiro.

Um mês depois de tudo iniciado, começam aqueles telefonemas para o dono da obra: o piso não foi suficiente, a tinta faltou, a tomada tá batendo com os canos, o pilar tá no meio da sala, o vaso sanitário ficou muito perto da parede…

Enfim, são tantos os problemas que não cabem nos dedos da mão, não é?!

Com todos esses problemas acontecendo ao mesmo tempo, ai você pensa, acho que vou ter que chamar um arquiteto para me ajudar na obra… Bom, lamento informar meu caro leitor, essa hora já passou faz tempo, agora é destruir o que foi construído errado e recomeçar.

Esses problemas são muitos comuns. Às vezes, ao tentar economizar, acaba gastando-se mais. O planejamento é o melhor amigo da economia, e para facilitar a sua vida, os arquitetos são as pessoas ideais para planejar, organizar e arquitetar o seu sonho, ou seja, fazer você economizar, e ainda da forma mais rápida possível.

Não é uma maravilha ser mais barato e mais rápido do que fazer tudo por sua conta?!

 

COMPREI UM TERRENO BARATINHO, MARAVILHA, VOU ECONOMIZAR NA OBRA!

Outro fato que acontece muito, o cliente comprou um terreno muito barato, e foi falar com um arquiteto pra construir. Ele fez certo, ou quase…

Pois bem, na hora de começar a construir viu-se que o terreno era mole, ou seja, necessitava de muita ferragem na fundação da casa para não afundar, ou então é um terreno que, legalmente, não se pode construir, pois está próximo de córrego ou olho d’água, ou ainda, a própria legislação municipal não aprova o tipo de empreendimento que você pensa em construir nesse terreno e você não sabia disso.

Além de planejar e arquitetar o seu sonho, nós arquitetos também devemos orientar sobre onde e qual é o melhor local para construir, para não ocorrer imprevistos como os citados acima e tornar tudo inviável.

 

TA, JÁ CONTRATEI O PEDREIRO, AGORA SÓ TERMINAR…

O que a maioria das pessoas pensa: o pedreiro tá contratado, agora a obra vai fácil, só chamar o gesseiro e o pintor depois, está tudo dominado!

Até que chega o momento que o pedreiro acaba sua etapa e precisa vir o gesseiro, mas não se acha um gesseiro em nenhum lugar pra começar semana que vem na obra. Agora vai ter que esperar a data que o gesseiro que você conhece pode, ou então chamar aquela indicação da prima da vizinha da casa de praia da sua tia e, com isso, testar a sua sorte. Tudo isso para não deixar a construção parada, porque não teve planejamento e não se sabia como fazer a organização da obra.

Seja para reformar um quarto ou construir um prédio, essas etapas fazem parte de um cronograma de obras que o arquiteto é responsável em fazer. Por exemplo, quando o gesseiro terminar o forro da sala, o pintor pode vir e pintá-lo, mas enquanto o gesso não seca, o encanador pode terminar a instalação no banheiro.

Uma obra é uma dança, uma sincronia de sons, ora com sons de betoneira, ora com sons de lixas. Tudo isso tem que funcionar perfeitamente para que não tenha desperdício de tempo e como nós sabemos, tempo é dinheiro, não é?!.

Com todos esses exemplos que citei, e tenho certeza de que você já passou por algo assim ou conhece alguém que tenha passado. Pois é, tenho quase certeza de que você já sabe quando ir conversar com um arquiteto, certo? Desde o início de tudo!

Bom, um sonho requer tempo e muito suor pra sair do papel, você, que vai desembolsar o dinheiro e esperou tanto para esse momento chegasse, é quem mais sabe do valor que tem esse projeto.

Portanto, não se apegue a qualquer chance de isso dar errado, procure ajuda, converse com algum arquiteto desde o início para que tudo seja concretizado da melhor maneira e o mais perfeito possível.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul