Clima faz Defesa Civil da Região Sul entrar em alerta

Granizo, fortes chuvas, ventos de até 80 km/h, quedas de árvores, quedas de barreiras nas rodovias estaduais, federais e municipais, quedas de galpões, postos de combustíveis e muitos alagamentos. Este é o quadro das últimas horas nas cidades dos três estados da Região Sul do Brasil. As condições climáticas colocaram as estruturas da Defesa Civil de praticamente todas as cidades em alerta para os riscos de tragédias e à vida das pessoas.

As quedas de árvores nas áreas urbanas também provocaram rompimento de linhas de transmissão de energia e redes de distribuição em várias cidades. Milhares de pessoas estão sem energia elétrica em cidades da região Sul do país. Nuvens carregadas estão localizadas sobre o Sul do Brasil e sobre o Paraguai, por causa de uma acentuada queda da pressão atmosférica e de fortes correntes de ar quente e úmido que chegam a estas regiões, vindas do Norte do Brasil.

No decorrer desta quarta-feira, estas áreas de instabilidade vão se organizar como uma frente fria associada a um ciclone extratropical. A frente fria se forma sobre o Sul do Brasil e o ciclone sobre o mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.