Cirurgias começam a ser realizadas

Muitos dos cachorros recebem tratamento e são adotados. Mas ainda há muitos cães de rua em Tubarão
Muitos dos cachorros recebem tratamento e são adotados. Mas ainda há muitos cães de rua em Tubarão
Maria Julia Goulart
Tubarão
 
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em Tubarão, está perto de chegar ao pleno funcionamento. O local, que iniciou as atividades em 2009, hoje já está com a estrutura quase finalizada. O CCZ já tem o quadro funcional completo. O problema ainda é a falta de espaço para atender tantos animais. De acordo com o administrador, José Carlos Lopes, o centro está com 105 cachorros, quando a capacidade é de 80.
 
“Temos que usar o espaço destinado aos gatos para colocar os cachorros. A nossa capacidade é pequena. Temos que achar um local para eles, já que cuidamos dos animais e não os abrigamos”, ressalta José.
 
Procedimentos cirúrgicos já começaram a ser realizados na instituição e medicamentos são entregues constantemente. Segundo a diretora de vigilância sanitária da prefeitura, Rita de Cássia Schmitz, este é um passo importante para o tratamento de animais doentes.
 
“Com a vinda de equipamentos e medicamentos é mais fácil tratarmos os animais que estão doentes. Vamos fazer também um cronograma de castração para que os animais possam ser doados posteriormente”, destaca Rita.
 
Feiras para doação são realizadas a fim de dar um novo lar aos bichinhos. A expectativa dos funcionários é que a situação do CCZ venha se normalizar nos próximos meses.
 
Um dos trabalhos que ainda precisa ser concluído é a fossa de filtro eólico, no valor de R$ 50 mil.