Ciclone se afasta, mas temperatura deve cair

Na primeira metade desta quinta-feira (14), ainda haverá condições para chuvas fracas no Litoral Sul, devido à circulação de umidade gerada pelo Ciclone Extratropical no Oceano. Entre a tarde e noite, com o afastamento do ciclone para alto mar e a aproximação de uma massa de ar seco e frio, o tempo volta a ficar firme e as temperaturas declinam ainda mais.

As temperaturas diminuem no decorrer do dia e as mínimas ocorrem à noite, ficando abaixo de 4°C na Serra e entre 4 e 12°C nas demais regiões. O mar fica muito agitado com ondas de sul entre 2,0 e 3,0 m e picos de 3,5 a 4,0 m, com risco de ressaca e alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

A sexta-feira (15), será com predomínio de tempo firme. A massa de ar seco associada a um centro de alta pressão atmosférica posicionado sobre o estado, favorece estabilidade atmosférica e contribui para um resfriamento mais significativo entre a madrugada e as primeiras horas da manhã, além de índices de umidade relativa do ar mais baixos no período da tarde. Os ventos sopram com fraca intensidade em todo estado e com direção variável.

As temperaturas diminuem ainda mais, se comparadas ao dia anterior, com mínimas negativas nos pontos mais altos da Serra e entre 0°C e 5°C nos Planaltos e Grande Oeste. Nas demais regiões, mínimas entre 5 e 11°C. Há condições favoráveis para formação de geada em várias áreas. À tarde as máximas variam entre 15 e 23°C no estado. A agitação do mar diminui, mas permanece com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m.

O final de semana terá predomínio de tempo firme com frio entre as noites e madrugadas e temperaturas em elevação à tarde. As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 14°C. À tarde já faz calor em algumas regiões, com marcas entre 27°C e 31°C no Litoral Sul.

Fonte: Litoral Sul