Chuva forte = alagamentos

Mesmo no dia posterior ao temporal, a rua Felipe Schmidt ainda estava tomada pela água. Foto: Ademir Ramos Dias/Divulgação/Notisul
Mesmo no dia posterior ao temporal, a rua Felipe Schmidt ainda estava tomada pela água. Foto: Ademir Ramos Dias/Divulgação/Notisul

Eduardo Zabot
Tubarão

Morador do centro de Tubarão, Ademir Ramos Dias viu mais uma vez a rua onde mora, Felipe Schmidt, virar um rio depois do temporal de domingo. Mesmo quando chove pouco, o problema se repete. "No ano passado, nós fizemos uma parceria com a prefeitura para colocar lajota e até agora nada. Agora que a água baixou, a estrada é só lama", desabafa Ademir.

Caixa de boca de lobo foram colocadas na rua, mas não instaladas. O secretário de infraestrutura da prefeitura, Ismael Medeiros, afirma que não tem conhecimento sobro o projeto da rua Felipe Schmidt, mas vai verificar e analisar a situação.
O problema não foi isolado, várias ruas ficaram alagadas em todo o município. Com o propósito de amenizar, desde o início deste mês é realizado um trabalho de limpeza. "A chuva foi muito forte e infelizmente isso atrapalha o trabalho. Mas nós começamos a trabalhar na limpeza das valas de drenagem e tubulações", lembra Ismael Medeiros.

Conforme o secretário, um diagnóstico foi elaborado antes de ser iniciado o trabalho prático de limpeza. "Hoje estamos atuando no bairro São João margem esquerda e em breve vamos começar a limpeza das tubulações na rua dos Ferroviários", afirma. Em relação a esta via e outras vias dos bairros Oficinas e Monte Castelo, existe um projeto de drenagem pelo qual o município buscará recursos com o governo estadual ou federal para colocar em prática.