Catarinenses vão a Minas Gerais conhecer modelo de administração

 

Angelica Brunatto
Jaguaruna
 
Com o objetivo de conhecer o modelo de administração mais cotado para operar o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, o secretário regional em Tubarão, Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, e o secretário de infraestrutura do estado, Valdir Cobalchini, viajam hoje a Minas Gerais. Eles vão ao Aeroporto Itamar Franco, em Juiz de Fora. 
 
“O empreendimento opera com um sistema público-privado, o mais indicado para Jaguaruna”, relata Cobalchini. 
 
A previsão é que as obras do Aeroporto de Jaguaruna sejam concluídas em agosto. “O estado não quer colocar uma lâmpada depois do prazo”, reforça Dura.
 
Depois da obra pronta, faltará decidir a gestão e fazer a homologação. Ainda deverá ser assinado um documento junto à Secretaria de Aviação Civil. “Com isto, o governo federal passará o controle do aeroporto para Santa Catarina. O pedido já foi feito, e nos próximos dias deve sair o resultado”, revela Cobalchini.
 
Está agendada para a próxima segunda-feira uma visita do secretário de infraestrutura do estado à região. No cronograma, está uma passagem pelo aeroporto, e haverá também as definições de algumas pendências, como, por exemplo, o pagamento das desapropriações de terra.
 
Como quatro municípios que firmaram acordo com o Consórcio Intermunicipal para o pagamento das desapropriações não honraram com o compromisso, ainda restam R$ 800 mil para quitar a dívida.
 
As partes da obra 
A abertura do acesso pela BR-101, em execução, é a terceira etapa de construção do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. A primeira foi finalizada em 2006, com a inauguração da pista de pousos e decolagens e o pátio de estacionamento de aeronaves.
A segunda – o terminal de passageiros – foi concluída em dezembro do ano passado. Mas, para que o empreendimento decole, ainda há muito a ser feito. Falta instalar os equipamentos necessários para a operação.
Desde abril, é feita a instalação da iluminação externa, entre elas as torres do pátio de aeronaves do Aeroporto Regional em Jaguaruna. A sinalização noturna e os instrumentos auxiliares também já começaram a ser implantados.
A energia elétrica está definitivamente ligada e a homologação do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a ser costurara em abril, por um profissional da diretoria de transportes da secretaria estadual de infraestrutura.
Depois de muitos anos de atraso, a última previsão do governo catarinense era de que o Aeroporto Regional Sul estivesse 100% pronto para começar a operar definitivamente em agosto deste ano.