Casal que vai representar Anita e Giusepe em A Tomada de Laguna visita a cidade

FOTOS: Divulgação / Instituto CulturAnita

Depois da apresentação ao público como os protagonistas da Tomada de Laguna 2024, os atores Thaís Melchior e Miguel Coelho aproveitaram para conhecer os pontos turísticos de Laguna e os locais históricos que marcaram a vida de Anita, de Giuseppe Garibaldi e construíram um pedaço da história catarinense e do Brasil. Os artistas registraram muitas fotografias e gravaram um vídeo na Fonte da Carioca, mantendo um ritual que os turistas praticam quando visitam a cidade.

“Quem bebe da água da Carioca sempre volta à Laguna”, diz o famoso ditado popular lagunense que denota o carinho da população com a fonte construída em 1863 que se transformou em um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Thaís Melchior e Miguel Coelho cumpriram o ritual: beberam três vezes da fonte e jogaram água para trás, simbolizando o desejo de voltar à Laguna em outras oportunidades.

O tour pela cidade Juliana, citação atribuída à cidade de Laguna por conta da independência, na guerra que resultou na fundação da República, em julho de 1839, contemplou um passeio pelos lugares históricos, como a Ponta da Barra, que no passado era conhecida como Canasvieiras. Foi lá que Anita e Giusepe se apaixonaram e teve início uma história de amor e lutas pela libertação. “Tu devi esseri mia”, disse neste contexto em italiano Giuseppe Garibaldi, traduzido como “tu serás minha”.

Os atores continuaram o passeio no morro da Glória e do mirante puderam observar o canal por onde Garibaldi chegou para tomar a cidade de Laguna e proclamar a República Catarinense em 1839. Laguna possui diversos pontos turísticos associados à vida da heroína catarinense, como a monumental Ponte Anita Garibaldi, a casa onde ela se preparou para o primeiro casamento, a Igreja de Santo Antônio dos Anjos e o Museu Histórico Anita Garibaldi, construção que data de 1735, para ser Câmara Municipal e Cadeia Pública, que é um dos monumentos mais antigos do Sul do Brasil.

A teatralização da Tomada de Laguna está baseada nos fatos reais que aconteceram em 22 de julho de 1839 no mesmo local da encenação, contando parte dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da Republica Catarinense, a derrota das forças do Império do Brazil, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giusepe.

O roteiro do maior espetáculo épico ao ar livre do Sul do país que conseguiu colocar Laguna em destaque nacional e internacional foi desenvolvido pelo ex-prefeito e historiador Adilcio Cardorin. Cadorin registrou o nome e o roteiro do espetáculo e cedeu os direitos ao Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Os ingressos podem ser adquirido on-line no site https://tomadadelaguna.com.br/ onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária. A Tomada de Laguna 2024 é uma realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com patrocínio da Celesc e apoio do Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Laguna.