Capivari de Baixo recebe oficina de percussão, com Luciano Candemil

A ampla variedade de ritmos de origem africana é parte fundamental da cultura musical brasileira e, claro, está presente em diversas manifestações por todo o país, inclusive em Santa Catarina. E estes ritmos são o tema da vivência artística Percussão Catarina: oficinas de ritmos afro-brasileiros, ministrada pelo músico e educador musical Luciano Candemil em Capivari de Baixo, no dia 1º de dezembro (sexta-feira), na Comunidade Remanescente de Quilombo Ilhotinha. Serão realizadas duas oficinas, com 30 vagas disponíveis para cada uma e as inscrições são totalmente gratuitas.

Cada oficina terá duração de quatro horas, divididas em dois módulos. Na parte da manhã, a atividade será voltada para os alunos da E.E.B. São João Batista e no período noturno para o público adulto da comunidade e demais interessados da região.

Durante as práticas, Candemil passará por ritmos diversos, com destaque especial para os tipos de samba e para a musicalidade dos blocos afro (Olodum, Ilê Aiyê e Timbalada). Sendo assim, o trabalho dialoga com as várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que atualmente fazem parte do cenário cultural catarinense. Para a realização das atividades, o ministrante contará ainda com a assistência de outros dois músicos percussionistas, Cleyton Medeiros e William Camargo.

Candemil fala sobre o prazer em dividir sua experiência em vivências como a que propõe neste projeto. “Os ritmos da diáspora africana são extremamente ricos e estão muito presentes na nossa cultura musical. É muito bacana podermos trabalhar em projetos como esse em que despertamos o interesse de pessoas que podem nunca ter tido contato com esses ritmos, ampliamos os conhecimentos de quem já toca algum instrumento e assim vamos reverberando a força ancestral dos tambores”, destaca.

Não é necessário ter conhecimento prévio dos ritmos e nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. Os interessados devem solicitar sua vaga entrando em contato com o representante da ONG Resistência, José Carlos Mendes (Tinho), através do (48) 98839-0688.

Sobre Luciano Candemil

Luciano Candemil é compositor reconhecido com diversos prêmios, discos gravados, composições interpretadas por outros artistas e também tem um trabalho de extrema relevância na área acadêmica. É formado em Bacharelado e Licenciatura em Música pela Univali, tem Especialização em Educação Musical pela mesma universidade, é Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Doutor em Música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que passarão por quatro regiões do estado. Além de Capivari de Baixo, no Sul, as oficinas ainda acontecerão no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense, sempre em cidades de pequeno porte.

O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

Serviço:
O Quê: Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros;

Onde: Matutino: E.E.B. São João Batista
Rua José Anastácio Teixeira, 2280 – Vila Flor.
Noturno: Espaço Comunitário do Quilombo Ilhotinha (Salão Paroquial da Ilhotinha) – Rua Antônio Luiz Bittencourt, 1579, Ilhotinha.

Quando: 1º de dezembro de 2023 (sexta-feira), das 7h30 às 11h30 e das 18h30 às 22h30;

Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina.