Campanha Março Azul faz alerta sobre ações para prevenir casos de câncer de intestino

Secretária da Saúde Carmen Zanotto lança campanha Março Azul em Santa Catarina FOTO Silviane Mannrich Divulgação Notisul Digital

A campanha nacional de prevenção ao câncer de intestino, conhecida como Março Azul, foi oficialmente lançada em Santa Catarina nesta semana. O evento contou com a participação da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, autoridades e médicos especialistas, que esclareceram dúvidas sobre a doença e sua prevenção em um talk show. A abertura da campanha também teve a presença da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis.

Prevenção e diagnóstico precoce

A secretária Carmen Zanotto destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino, incentivando a atenção para os sinais que o paciente possa apresentar. A campanha visa conscientizar sobre a necessidade de realizar exames preventivos para garantir o suporte necessário aos catarinenses.

  • Lançamento da Campanha Março Azul em SC visa promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de intestino.
  • Participação de autoridades e médicos especialistas destaca a importância da iniciativa para a saúde pública.

Prioridade no atendimento oncológico

Desde o lançamento do Programa Estadual de Cirurgias Eletivas em 2023, pacientes oncológicos têm prioridade no atendimento, retirando-os das filas de cirurgias eletivas. Mais de 10 mil pacientes com câncer passaram por cirurgias em 2023, sendo 502 relacionadas ao câncer de intestino. O Cepon realizou 193 dessas cirurgias.

Ampliação do acesso e tratamento adequado

A implantação da Linha de Cuidado ao Paciente Oncológico garante o cumprimento de prazos para exames e início do tratamento. Mais de 77% dos pacientes realizam a cirurgia oncológica em até 60 dias. Hospitais em todo o estado estão habilitados para o tratamento do câncer de intestino.

Conscientização e parceria médico-paciente

A campanha Março Azul destaca a importância da parceria entre médico e paciente na prevenção e diagnóstico precoce da doença. O objetivo é diminuir a incidência do câncer de intestino no país, conscientizando profissionais de saúde e a população sobre a importância dos exames preventivos.