Biblioteca participa do projeto

Imbituba

Com o objetivo de realizar ações para a melhoria do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos nos bairros Vila Esperança, Barra de Ibiraquera e Arroio, em Imbituba, com ênfase na coleta seletiva, a biblioteca pública Cônego Itamar Luiz da Costa participa do projeto Aqui Coleta. As pessoas que possuírem obras que não têm mais utilidade em casa, em vez de jogá-las no lixo comum ou descartá-las de qualquer forma, devem avaliar qual seria o melhor destino.

A bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura, Glaucia Maindra, explica que a biblioteca tem alguns critérios para o recebimento das doações, pois é preciso adequar o acervo recebido de acordo com a atualização do conteúdo e interesse dos leitores. “É comum surgir, com menor frequência, doações de livros desatualizados da área jurídica e médica, livros didáticos, enciclopédias e dicionários publicados há muitos anos. São obras que não servem mais aos doadores e, consequentemente, por este mesmo motivo, não cabem no acervo, que tem a função de disponibilizar material atualizado à comunidade. Então, sempre ressaltamos a importância de trazer o acervo para avaliação, pois caso não seja adequado à biblioteca pública, o mesmo ainda pode servir a um outro tipo de biblioteca, como a especializada ou a universitária, entre outros encaminhamentos que é possível recomendar”, explica Gláucia.  

Nos últimos três anos houve um aumento significativo de doações que vieram a somar consideravelmente ao acervo da biblioteca. 

Para doar
Quem tiver livros para doar deve ir com, no mínimo, 15 minutos disponíveis para que a avaliação seja realizada na hora. “Sem a análise do acervo, não ficamos com os livros na biblioteca. Pois, se o recebermos, ele se torna responsabilidade pública e o repasse posterior fica moroso e delicado”. Para saber se a bibliotecária estará presente, recomenda-se aos interessados ligar no número (48) 3255-2151 e agendar a avaliação.