Barra da Ibiraquera é aberta

Imbituba

Para garantir a renovação das águas da lagoa e a entrada de peixes e larvas de camarão, cuja pesca é uma das atividades econômicas importantes para a população, foi aberta ontem a barra da Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba.

O processo para a abertura da barra foi organizado em equipe, onde houve participação de uma equipe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, de gestores do executivo municipal, pescadores, moradores, esportistas e empresários. Um conjunto de critérios foi atendido para ser autorizado o processo, como as condições de marés e ventos, o nível da lagoa, que é controlado por meio de duas réguas, e a presença de larvas de camarões e cardumes de peixes, entre outros.

Conforme a coordenadora da Apa da Baleia Franca, Maria Elizabeth Carvalho da Rocha, antes a abertura era realizada sem critérios. “Alguém pedia e a máquina da prefeitura abria. O que comprometia toda a qualidade ambiental do ecossistema. Com o acordo, passamos a ter regras claras, o que ajuda a conservar nossas águas”, defende Maria Elizabeth.