Bairros terão delegacia móvel até o fim de maio

A delegacia móvel foi adquirida por meio de convênio entre Delegacia Regional e prefeitura. Possui móveis, computador e todos os elementos para executar serviços de atendimento.
A delegacia móvel foi adquirida por meio de convênio entre Delegacia Regional e prefeitura. Possui móveis, computador e todos os elementos para executar serviços de atendimento.

Tubarão

Até o fim deste mês, a delegacia móvel da Polícia Civil estará em funcionamento em Tubarão. A previsão é do delegado regional, Renato Poeta. Segundo ele, faltam somente alguns ajustes. A colocação de um toldo no veículo é um deles e a intenção é estar 100% com todos os equipamentos instalados até este período.  

Trata-se de um projeto inédito na cidade azul, que servirá como uma ferramenta destinada a agilizar o atendimento à população e um instrumento de aproximação entre a comunidade e a polícia. “Pretendemos torná-la uma unidade de polícia pacificadora. Estaremos nos bairros, principalmente nos mais críticos, para sufocar o crime local e, com isso, trazer mais segurança à cidade”, explicou o delegado. A ideia é traçar uma parceria entre Polícias Civil e Militar, para atuarem juntos na delegacia. “Nos próximos dias, estaremos reunidos com o comando da PM para organizar toda a dinâmica”, revelou Poeta.

Os trabalhos da delegacia móvel serão priorizados nos locais onde apresentam maior ‘mancha criminal’ e o veículo poderá ficar dias em um mesmo lugar até que seja necessário. “Com este contingente de profissionais, além de reduzirmos a criminalidade, alguns serviços prestados à população, como registros de boletins de ocorrências, poderão ser feitos na delegacia móvel onde ela estiver”, garantiu o delegado. Se nos bairros a delegacia móvel estará somente em Tubarão, o projeto é de expansão em outros moldes. O delegado afirmou que o veículo ainda marcará presença em festas da região. “Vamos exteriorizar a polícia nestes eventos”, avisou Poeta.

DIC está criada oficialmente
Desde a última sexta-feira, está criada oficialmente em Tubarão a Diretoria de Investigação Criminal (DIC), conforme portaria publicada pela Polícia Civil Estadual, em substituição à Central de Operações Policiais (COP). A DIC terá incremento de estrutura humana e física.

O grande diferencial é a solução mais rápida e eficiente dos crimes. Isto porque compete ao órgão trabalhar somente em missões pontuais, como homicídios, tráficos de entorpecentes, roubos a bancos e de cargas, sequestros e crimes financeiros e os praticados por organizações criminosas. Desta forma, haverá uma maior dedicação dos profissionais. Os outros delitos ficarão a cargo da Central de Plantão Policial (CPP). Em Santa Catarina, existem 30 DIC’s.

CPP inaugura na segunda quinzena
A Central de Polícia Civil será transformada em Central de Plantão Policial (CPP) ainda este mês. Mas as mudanças não ocorrerão somente no nome. A principal modificação é a permanência 24 horas de delegados no local, que continuará onde é atualmente, na avenida Rodovalho. Até então, o delegado vai para casa quando termina o expediente e fica de sobreaviso, o que não vai mais ocorrer.  

Durante o dia quem atenderá o público, nos registros e lavraturas de boletins de ocorrências, serão estagiários do curso de direito. Com isso, haverá uma liberação dos policiais para atuarem nas ruas. Quatro equipes trabalharão na CPP e cada grupo terá uma viatura descaracterizada e dois veículos totalmente equipados para os serviços noturnos.