Aulas iniciam hoje no CEI Maria Cândida

Após exigências de Lei Federal, estrutura comunitária onde funciona a única creche do município passa a ser responsabilidade da prefeitura.

Jaguaruna

Os pequenos 357 alunos matriculados no Centro de Educação Infantil Maria Cândida, em Jaguaruna, iniciam hoje as aulas no mesmo local onde a única creche do município atende há 33 anos. A ameaça de que as aulas não iniciariam no lugar por causa de alterações na Lei Federal 13.019/2014, que estabelece normas para parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, causou discussões no município.

Desde a notícia de que a prefeitura cancelaria o convênio e concessão dos professores para o Conselho Comunitário responsável pela creche, algumas reuniões foram marcadas por debates entre prefeitura, vereadores, conselheiros e os pais dos estudantes. “Não temos com quem deixar nossos filhos e nem condições de pagar uma escola particular, até porque Jaguaruna só tem uma que é pequena e não comportaria a demanda de alunos. É muito complicado!”, relatou Bianca Passarela, mãe de uma aluna, durante a reunião convocada pela prefeitura, aberta à comunidade, realizada na última quinta-feira.

Um novo encontro ocorrido na manhã desse sábado, entre os 17 membros do Conselho Comunitário responsável pelo CEI, vereadores e representantes da prefeitura, definiu um acordo entre as partes. A partir desta semana iniciam os trâmites para a locação do imóvel pela prefeitura, que firmou contrato estimado a princípio em R$ 10 mil mensal com a entidade proprietária da estrutura.

Uma nova diretora será nomeada por parte do município para acompanhar o processo de transição junto a atual gerente e conselheira comunitária Liene Salvador Melo. “Entramos em um consenso e segunda-feira (hoje) voltam as aulas normalmente, como sempre foi no Maria Cândida”, reforça a gerente.

Atividades recreativas continuam no centro multiuso
O Conselho Comunitário, formado por 17 membros da sociedade civil, continua como proprietário do imóvel que, além de atender as crianças de zero a 6 anos no CEI Maria Cândida, ainda oferece cursos e promove atividades recreativas no centro multiuso localizado ao lado do Centro Infantil. “Conseguimos manter a parceria de mais de 30 anos entre poder público e o Conselho Comunitário, e agora entregamos o comando à prefeitura. O conselho vai continuar as atividades no centro multiuso atendendo a população com novos cursos, bingos, rifas, festas juninas”, informa o conselheiro comunitário Ward Georges El Messane.

Ano letivo também começa hoje em Tubarão
Quase seis mil estudantes, entre alunos do Ensino Fundamental e crianças da Educação Infantil, retornam hoje às unidades escolares da rede municipal. Cerca de 2,8 mil estudantes estão matriculados no Ensino Fundamental e 2,9 mil crianças retornam às unidades de Educação Infantil.

Durante o período de férias, as 17 escolas de Educação Básica (EMEB) e os 30 Centros de Educação Infantil (CEI) foram preparados para o início do ano letivo. As unidades foram limpas e passaram por pequenos reparos e manutenção. Os servidores da Fundação Municipal de Educação participaram, na última quinta-feira, de um encontro no Espaço Integrado de Artes, na Unisul. Durante o encontro, o diretor-presidente da fundação, Mário Cezar de Oliveira Cardoso, falou dos desafios, repassou orientações e apresentou os profissionais responsáveis pelos diversos setores da fundação.

“Nosso desafio é grande, mas contamos com uma equipe dedicada e muito comprometida com as questões educacionais. Por outro lado, entendemos também que a família tem que participar mais da vida escolar de seus filhos, conhecer a escola e os profissionais que lá trabalham, e visitar a sala de aula na qual seu filho estuda. O envolvimento da comunidade faz muita diferença e pode ajudar a transformar o ensino público em referência”, atesta Mário Cezar.