Ato que salva vidas!

A doação leva cerca de 40 minutos e o voluntário precisa estar apto  -  Foto: Daniela Goulart/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul
A doação leva cerca de 40 minutos e o voluntário precisa estar apto - Foto: Daniela Goulart/Prefeitura de Tubarão/Divulgação/Notisul

Tubarão

Em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado no sábado, os integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da prefeitura de Tubarão, fizeram um mutirão de doação nesta terça-feira.
 
Por motivo de trabalho ou outras questões rotineiras, as pessoas deixam de lado essa alternativa. Em média, o número de doadores ainda é considerado baixo. “No mínimo, a pessoa precisa dedicar um tempo de 40 minutos para doar, se preferir pode agendar por telefone. De qualquer forma, é um procedimento rápido”, explica a enfermeira da unidade de coleta do Hemosc em Tubarão, Luzia Porto Mapelli. 
 
Ainda de acordo com Luzia, o fluxo de doações varia muito e ainda assim a disponibilidade de bolsas de sangue não supre a necessidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na Cidade Azul.
 
O doador passa por uma triagem e entrevista para garantir que ele está apto para a doação. Em geral, é necessário pesar mais que 50 quilos, estar bem de saúde e ter entre 16 e 69 anos. “Quem pode deve vir conhecer o serviço e praticar o ato da doação. Estamos aqui para incentivar mais pessoas, e fazer o bem para cidadãos que nem sabemos quem são”, destaca a coordenadora do Nasf, Maryucha Miranda de Oliveira.
 
O Hemosc está aberto das 7h30min às 12h30min. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3621-2405.