Atleta de Braço do Norte é campeã sul-americana de karatê

Santa Catarina tem muitas promessas no esporte. Um desses talentos reside em Braço do Norte, a adolescente Letícia Cardoso, de 16 anos, que foi campeã sul-americana na categoria Júnior (16-17 anos). A competição foi ocorre desde a última segunda-feira, em Guayaquil no Equador.

Com o resultado desta semana, a jovem catarinense alcançou uma vaga para o Campeonato Pan-Americano que será realizado em agosto, na cidade de Acapulco, no México. Além do título deste ano, a atleta braçonortense conquistou inúmeros títulos em competições regionais, estaduais, nacional e internacional.

Letícia começou a treinar karatê com 7 anos, antes com 4 anos, começou a fazer Jiu-Jitsu. “Vivo o karatê. Treino para ser campeã. Quando não estou na academia treinando estou na nutricionista, fisioterapia, quiropraxista e faço Mental Coaching. Isso tudo que um atleta de alto rendimento busca”, explica.

Karate é uma palavra japonesa que significa ‘mãos vazias’. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas. O ingresso da arte no Brasil se deu por meio da inserção de imigrantes japoneses, no início do século 20. Porém, sua prática ficou restrita ao ensino particular, de mestre para discípulo, como originalmente ocorria no Japão. Apenas na década de 50 é que houve a abertura do primeiro estabelecimento voltado ao ensino e aprendizagem da arte marcial no Brasil.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotis