Artesãos estão preparados para o Natal

Crochê, pintura, bijuteria, costura e outras técnicas adotadas pelos artesãos. Rony Mazzuco capricha nos detalhes para que a sua obra saia perfeita  -  Fotos: Luana de Oliveira/Prefeitura de Tubarão/Notisul
Crochê, pintura, bijuteria, costura e outras técnicas adotadas pelos artesãos. Rony Mazzuco capricha nos detalhes para que a sua obra saia perfeita - Fotos: Luana de Oliveira/Prefeitura de Tubarão/Notisul

Tubarão

 

De um pedaço de madeira nasce uma obra de arte, pequenos detalhes fazem toda a diferença. O artesão Rony Mazzuco, 52 anos, toma todo o cuidado para o seu trabalho, feito a partir da técnica de entalhes em madeira, saia perfeito.
 
Assim como Mazzuco, outras 12 pessoas, que adicionam amor em suas habilidades para confeccionar trabalhos manuais, fazem parte do Grupo Mãos de Tubarão. O projeto é mantido pela prefeitura e disponibiliza um espaço, na antiga rodoviária, para exposição e venda dos trabalhos.
 
O grupo já se antecipou e montou um espaço ambientado para expor as peças confeccionadas especialmente para o Natal. A expectativa para as vendas está muito boa, inclusive elas já começaram. “Como produzimos desde peças utilitárias até aquelas para decorar a casa, estamos vendendo bem”, conta a chefe de artesanato, Sônia Lapolli.
 
Crochê, pintura, bijuteria, costura e outras técnicas adotadas pelos artesãos proporcionam um colorido e beleza inconfundível para as salas que acomodam as obras. E os artesão estão sempre de olho nas novidades, buscam inclusive acompanhar as tendências tecnológicas.
 
Ficou interessado em ver este trabalho de perto e comprar um presente de Natal? O projeto funciona no Espaço de Artes, na antiga rodoviária, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 18 horas, e aos sábados, das 8h30min às 12 horas.
 
Exposição de fotografias fica montada na Escola Técnica até sexta-feira
JB Guedes/Divulgação/Notisul
Retratos e histórias do ponto de vista dos estudantes tomara conta da Escola  Técnica de Comércio de Tubarão. A exposição fotográfica, de responsabilidade do alunos do ensino fundamental e médio, fica aberta ao público até sexta-feira. 
Os trabalhos foram orientados pela professora de arte Edilene Maccari, com o propósito principal de explorar o universo criativo dos estudantes através de sua identidade, valores e crenças. Eles desenvolveram técnicas em que não basta apenas ter uma máquina na mão e fazer belas fotos, mas experimentaram os múltiplos recursos que esta arte pode oferecer, como sobrepor sombras e objetos que transformam a foto em uma obra de arte.