Alunos de Tubarão participam de competição em Joinville

Estudantes participarão da disputa entre as unidades do Senai de Santa Catarina  -  Foto: Senai/Divulgação/notisul
Estudantes participarão da disputa entre as unidades do Senai de Santa Catarina - Foto: Senai/Divulgação/notisul

Tubarão

Comandados pelo professor Éder Fernandes Vieira e pelo auxiliar Gustavo Custódio Goulart, os estudantes do curso técnico em automação industrial Luiz Eduardo, Vinícius Nunes, Luiz Augusto e Thiago Laguna irão representar a unidade do Senai de Tubarão no projeto Goleiro de hóquei automatizado.

Conforme o coordenador das áreas de educação do Senai de Tubarão, Valmir Cabral, a competição além de estimular a  inteligência e capacidade técnica dos alunos, fomenta grande desenvolvimento na área da robótica e promove o surgimento de ótimos profissionais.

Para o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, os eventos são uma demonstração “da linha de ensino do Senai, que é preparar os estudantes com competência prática, com o exercício dos conhecimentos e colocando em prática aquilo que aprendem em sala de aula”. Assim, complementa, “o Senai mais uma vez sai na frente em relação à inovação”, destacando a acirrada disputa entre as equipes.

Em todas as unidades do Senai de Santa Catarina já estão abertas as inscrições para vários cursos técnicos. Em Tubarão, uma das opções é o curso de automação industrial, que para o ano que vem oferece 30 vagas. As aulas iniciarão em março do ano que vem e as matrículas podem ser feitas diretamente no balcão ou pelo telefone (48) 3621-5602.

A competição
Senai Challenge

Criado em 2016, o Senai Challenge tem o objetivo de submeter alguns alunos ao desenvolvimento de projetos dentro dos cursos técnicos em todo o Estado. Neste ano, o curso técnico em automação industrial recebeu o desafio de desenvolver um goleiro de hóquei automatizado, em que, por meio de acionamentos elétricos, mecânicos e um conjunto enorme de sensores, o goleiro consegue identificar a passagem da bola e fazer a defesa de forma automática. Os alunos trabalharam durante o ano todo no projeto. Neste sábado, ocorrem as disputas entre as demais unidades do Senai de Santa Catarina que possuem o curso.