Abatedouro clandestino é descoberto na região

Tubarão

Uma fazenda em Tubarão foi embargada nesta quarta-feira por exercer no imóvel práticas de abates clandestino de bovinos e suínos. A localização do abatedouro ocorreu após a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) receber uma denúncia e encaminhá-la à Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais do município (DDTCA).

Em uma operação policial realizada pela manhã, foi confirmada a ocorrência de crimes contra o consumidor e ambiental. Na propriedade, os investigadores encontraram uma câmara frigorífica contendo uma grande quantidade de produtos de origem animal sem procedência.

“Encontramos cortes de carnes de boi e porco, provavelmente abatidos ilegalmente no local, além de outros produtos com origem conhecida, porém com prazos de validades vencidos. Também foi localizada uma grande quantidade de pescados, alguns com prazos vencidos em 2011 e 2013”, informa o delegado André Luis Mendes da Silveira.

Os policiais suspeitam que outros comércios do ramo alimentício do mesmo proprietário são abastecidos pelas carnes encontradas no frigorífico. Durante as investigações, eles constataram que também ocorriam atividades de suinocultura, com uma criação de aproximadamente 300 porcos.

“Conforme as provas coletadas até agora, esses suínos eram alimentados com lavagem, composta por restos de comida provenientes de um restaurante. Além de ser autuado, o local foi embargado pela Cidasc e pela Fatma, que também participou da operação e um inquérito policial foi instaurado para apurar as irregularidades”, destaca André Luis.